Melo recebe embaixador tailandês e trata sobre acordos comerciais e C&T

Melo recebe embaixador da Tailândia e discute acordos/Foto: Herick Pereira
Melo recebe embaixador da Tailândia e discute acordos/Foto: Herick Pereira
Melo recebe embaixador da Tailândia e discute acordos/Foto: Herick Pereira
Melo com embaixador da Tailândia Herick Pereira
Melo com embaixador da Tailândia/Foto: Herick Pereira

O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Tailândia, Pitchayaphant Charnbhumidol, foi recebido ontem (23), pelo governador do Amazonas, José Melo, para tratar de futuros acordos comerciais em setores como piscicultura e aquicultura e de termos de cooperação na área de ciência e tecnologia (C&T), entre o Amazonas e o país asiático.
Durante a reunião, que contou com a participação dos secretários de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Thomaz Nogueira, de Fazenda, Afonso Lobo, e de Produção Rural, Sidney Leite, o governador destacou o interesse do Estado do Amazonas em estabelecer acordos de cooperação entre os dois mercados, principalmente na criação de peixe em cativeiro, tendo em vista que a Tailândia produz quatro vezes mais peixes em cativeiro que o Brasil.


“O nosso Estado, além da Zona Franca, tem riquezas naturais muito grandes como a biodiversidade. Queremos nos tornar especialistas na criação de peixe e, por isso, temos um grande interesse no intercâmbio e troca de experiência nessa área entre os dois países”, disse o governador.

Outro ponto discutido durante a visita foi o possível estabelecimento de intercâmbios entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto de Tecnologia tailandês, para o desenvolvimento de projetos nas áreas de ciência e tecnologia, voltados principalmente para exploração da biodiversidade e melhoramento genético das espécies de peixes criadas em cativeiro, aproveitando a larga experiência da Tailândia nessa área.

O governador afirmou que, nos próximos anos, o problema de produção de alimentos será mundial e que, por isso, o Amazonas pretende se tornar um grande produtor de proteínas, e que, para isso, o Estado está oferecendo todas as condições para quem apresentar interesse na produção de pescado.

Pitchayaphant Charnbhumidol  destacou que as relações diplomáticas entre Brasil e Tailândia possuem mais de 50 anos, mas que é necessário aprofundá-las. Ele informou que o volume comercial entre os dois países é de aproximadamente R$ 4 bilhões, com importações em torno de R$ 2 bilhões em produtos como soja e alimentos enlatados.

O embaixador propôs que o Estado do Amazonas apresente uma lista de interesses em investimentos para que seja estudada pelo governo tailandês para possíveis parcerias.

José Melo também ressaltou que é de interesse do Estado que empresas tailandesas de instalem no Polo Industrial de Manaus, que possui, atualmente, apenas uma empresa no Estado. Segundo o embaixador, existe o interesse em de implantação de uma segunda fábrica em Manaus, que geraria cerca de 1,5 mil empregos diretos.

Artigo anteriorOEA alerta, em debate, sobre violência contra jovens negros no Brasil
Próximo artigoPGE-AM realiza curso sobre aposentadorias, pensões e reformas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui