Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse

Foto: Ygson França/Sejusc

A solenidade de posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-AM) marcou um momento de compromisso renovado com a proteção e promoção dos direitos infantojuvenis em Manaus. Realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, na quarta-feira, 21 de fevereiro, a cerimônia foi um marco para a gestão pública e para a sociedade civil organizada.


O Cedca, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), desempenha um papel fundamental na proposição e ampliação de políticas públicas destinadas a garantir segurança, educação, saúde, assistência social, acesso à cultura e defesa dos direitos humanos para crianças e adolescentes no Amazonas. Sua composição atual, com mandato até dezembro de 2026, reflete o compromisso de longo prazo com essa missão vital.

O Conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, todos eleitos com o propósito de atuar em prol da proteção integral da juventude amazonense. Além das sete secretarias estaduais que integram o Cedca, organizações como o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (Iacas) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) também fazem parte desse importante órgão consultivo.

Durante a cerimônia, a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa, destacou a importância do Conselho como um espaço vital para a discussão e implementação de políticas eficazes para a proteção da infância e da adolescência no estado. Ela ressaltou o compromisso da Sejusc em apoiar iniciativas como o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente vítimas ou testemunhas de violência, uma iniciativa crucial para o combate à violência infantojuvenil.

Da mesma forma, a secretária estadual de Educação, Arlete Mendonça, enfatizou o compromisso da pasta em garantir o direito à educação como um pilar fundamental do desenvolvimento humano. Sua presença no Cedca reflete o compromisso da educação em colaborar ativamente na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes amazonenses.

Por fim, membros da sociedade civil, como Maura Pantoja, psicóloga do Centro de Formação Vida Alegre, expressaram sua gratidão pela oportunidade de participar do Conselho e contribuir para a construção de políticas públicas mais eficazes para proteger os direitos da juventude.

O evento de posse dos membros do Cedca-AM não apenas representa um compromisso renovado com a proteção e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes no Amazonas, mas também evidencia o papel fundamental do diálogo e da colaboração entre o governo e a sociedade civil na construção de um futuro mais justo e igualitário para a juventude do estado.

Artigo anteriorPrefeitura realiza abertura oficial da vacinação contra dengue na USF Parque das Tribos
Próximo artigoMais de 37 mil pessoas renegociam dívidas no Desenrola em Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui