Metalúrgicos do Amazonas conquistam um dos melhores reajustes salariais de 2022

Diretores e trabalhadores dos metalúrgicos comemorando o reajuste de 2022 - foto: recorte/montagem

As negociações e o reajuste salarial de quase 12% para os trabalhadores Metalúrgicos do Amazonas neste ano de 2022, apesar da grade dificuldade de negociação e jogo de cintura para convencer a classe patronal, foi bastante relevante e teve conotação de vitória da categoria.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, lutar pelos direitos dos trabalhadores não é fácil, como parece, mas é o que o sindicato da categoria vem fazendo, conquistando melhorias salariais e benefícios, mesmo contra a política do desmonte da Zona Franca de Manaus (ZFM), promovida pelo governo federal, nos últimos 04 anos.

Nesta Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/2022), Santana disse que conseguiram um reajuste equiparado à disparada da inflação de 8,73% até agosto de 2022, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado o oficial pelo governo federal, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Para o presidente do Sindmetal, a luta pelo reajuste salarial dos trabalhadores exige capacidade de negociação da diretoria e disposição par enfrentar a recusa dos empresários, que estão sempre com muita disposição pra dizer ‘não’, para qualquer proposta que não favoreçam eles.

“Os empresários lutam sempre contra os direitos dos trabalhadores. Eles criam obstáculos nas empresas, para dificultar as negociações com os trabalhadores. Todas as vezes que se fala em aumentar salários, eles inventam ‘crise nacional’ para não dar reajustes e benefícios aos trabalhadores”, disse Santana.

Para o sindicalista, os trabalhadores sofrem com a inflação no Amazonas, que é maior do que no resto do País, por isso, todo ganho é significativo, principalmente quando supera o índice oficial inflacionário anunciado pelo governo.

Veja Tabela de reajuste:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui