Milésimo paciente é atendido pelo programa de Telessaúde em Tonantins

Foto: Divulgação

O município de Tonantins atendeu, na sexta-feira (04/06), o milésimo paciente por meio de Telessaúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Presente em 20 municípios do Amazonas, incluindo a capital, o programa oferece consultas em sete especialidades, possibilitando a ampliação da cobertura da saúde e o acesso às consultas específicas nos seus municípios de origem.

O diretor do Hospital Frei Francisco, de Tonantins, Manuel Costa Filho, conta que o milésimo paciente foi atendido na especialidade de neuropediatria infantil e destaca o trabalho em conjunto do médico do município e do Hospital Albert Einstein (HAE). “As informações fornecidas pelo paciente durante o exame clínico feito a distância, combinadas com outras fontes, fundamentam o diagnóstico e a recomendação de tratamento”, disse.

O secretário executivo de Assistência ao Interior (Seai) da SES-AM, Cássio Roberto do Espírito Santo, falou sobre a importância do programa. “No interior do Amazonas, temos dificuldade de fixar profissionais, principalmente, especialistas, que é uma demanda no estado, mas, com as teleconsultas, os pacientes podem resolver seu problema no seu próprio território”, afirmou.

Foto: Divulgação

O diretor do hospital também ressalta que é uma vitória oferecer o atendimento especializado no próprio município. “Esta é mais uma conquista, uma nova ferramenta tecnológica para consultas médicas especializadas em nosso município de Tonantins. Dessa forma evitamos gastos, tanto para o município, e, principalmente, para o paciente e seus familiares, que evitam o deslocamento até os grandes centros. Cuidado permanente sendo realizado ‘em casa’, isso é uma conquista”, comemorou.

Outros municípios como Lábrea, Barcelos e Envira, também tiveram uma boa taxa de adesão ao programa, com mais de 523 atendimentos somados, e realizaram consultas nas áreas de cardiologia, psiquiatria, reumatologia, endocrinologia, entre outras especialidades.

Com parceria do Programa Amazônia Conectada, implantado pelo Exército em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), que leva infraestrutura de fibra ótica por cabos subaquáticos nos leitos dos rios da Amazônia, os atendimentos do Telessaúde cresceram 4.720% no ano de 2021.

O secretário executivo adjunto de Tecnologia da Informação, Francisco Arce Junior, comentou sobre os projetos para expansão da rede e melhoria da assistência nos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui