Militares preparados a elaborar projetos para captação de recursos

Oficiais PMs concluiram o curso/Foto: W. Redman
Oficiais PMs concluiram o curso/Foto: W. Redman
Oficiais PMs concluiram o curso/Foto: W. Redman
...e foram certificados/Foto: W. Redman
…e foram certificados/Foto: W. Redman

Concluído, na noite de ontem, terça-feira (24), a cargo da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) o curso “Elaboração de projetos com foco no Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal)”, oferecido a 50 oficiais do nível estratégico da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).


Neste primeiro semestre, a Aades tem programados, ainda, seis palestras e três workshops, destinados a servidores de órgãos públicos do Estado e municípios, além de organizações do terceiro setor e iniciativa privada.

Com o curso, os policiais atendidos foram capacitados a preparar propostas para captação de recursos federais. A previsão é que, no total, 300 servidores da PMAM dos níveis estratégico, tático e operacional participem do treinamento. O Siconv é uma ferramenta eletrônica que reúne e processa informações sobre as transferências de recursos do Governo Federal para órgãos públicos e privados sem fins lucrativos. Esse repasse acontece por meio de contratos e convênios destinados à execução de programas, projetos e ações de interesse comum. O curso teve início no último dia 17 de março, com carga horária de 15 horas.

“A Polícia Militar busca, com essa ação, deixar de ser uma instituição que apenas gasta recursos, e passar a ser uma instituição que capta recursos. Queremos sensibilizar esses oficiais para a necessidade de implementarmos na polícia uma cultura de projetos, dando um salto de qualidade ao criar condições de prestar um serviço muito melhor à comunidade”, ressaltou o comandante geral da PM, coronel Gilberto Gouvêa.

Segundo a presidente da Aades, Ana Paula Aguiar, a programação de palestras e workshops da agência foi elaborada com base nas principais dificuldades identificadas no processo de na formulação de projetos de captação de recursos nacionais e internacionais.

“Em todo o Brasil, anualmente são disponibilizados cerca de R$ 14 bilhões em recursos para projetos que tenham relação com os programas prioritários da União. No entanto, muitos desses projetos apresentam falhas em sua elaboração sob o ponto de vista técnico, o que impossibilita a celebração e correta gestão dos convênios, impedindo assim o bom uso dos recursos públicos”, afirmou Ana Paula.

Programação – O Programa Aberto de Capacitação em Projetos (PACP) da Aades para o primeiro semestre deste ano conta com seis palestras e três workshops, que iniciaram neste mês, com temas relacionados à excelência em elaboração de projetos, identificação de fontes para captação de recursos no Brasil e exterior, gestão eficaz e eficiente de convênios de repasse e correta prestação de contas, em acordo com a legislação brasileira.

São disponibilizadas 45 vagas para as palestras e workshops. Cada palestra tem carga horária de duas horas e os workshops, oito horas. As capacitações são ministradas pela Gestora de Projetos da AADES, Léia Neri, e acontecem no Auditório Alexis Ypiranga Benevides Filho, na sede da instituição, na rua Major Gabriel, bairro Praça 14, zona sul. Para fazer a inscrição, é necessário preencher o formulário online disponibilizado no endereço eletrônico www.aades.am.gov.br e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.

Artigo anteriorNa Pink tem ‘Funk das Pracinhas’ com ‘Ela é Top’ e ‘Me gusta Tequila’
Próximo artigoMerkel, Hollande e Rajoy chegam aos Alpes onde avião caiu ontem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui