Ministro pede a Omar que Arena seja inaugurada em janeiro

Ministro Aldo Rebelo(D), concede entrevista, em Costa do Sauípe-BA/Foto: Victor Israel

Ministro Aldo Rebelo(D), concede entrevista, em Costa do Sauípe-BA/Foto: Victor Israel

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje (04), quarta-feira (04), durante coletiva de imprensa, na Costa do Sauípe-BA, que solicitou ao governador Omar Aziz que a inauguração da Arena da Amazônia seja feita na segunda quinzena de janeiro do próximo ano, por conta da agenda da presidenta Dilma Rousseff, que deseja participar da inauguração.

A coletiva de imprensa ocorrida hoje é parte da programação que antecede o Sorteio Final da Copa do Mundo de 2014. “Por conta de agenda e porque já havia compromissos da presidente Dilma, eu falei com os governadores do Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul para que deixassem todas as inaugurações para janeiro”, afirmou o ministro.

“Nós queremos que esses estádios sejam entregues o quanto antes possível porque eles precisam ser submetidos ao que FIFA chama de eventos-testes, ou seja, o funcionamento do estádio precisa ser testado, a acessibilidade, as partes hidráulica e elétrica, o setor de alimentação, a entrada e a saída dos torcedores, a segurança”, explicou Rebelo.

Segundo o ministro, todas essas áreas precisam ser submetidas a esses eventos testes que são importantes para evitar problemas ocorridos na Copa das Confederações. “A expectativa é que esses estádios sejam entregues dentro do prazo”, ressaltou. A administração das arenas serão repassadas para a FIFA somente no final de abril.

O governador Omar Aziz comentou, em visita à Arena da Amazônia nesta terça-feira (03/12), da conversa recente com o ministro Aldo Rabello, sobre a participação da presidenta Dilma Rousseff na inauguração do estádio na segunda quinzena de janeiro e que a Fifa já sinalizou que a data é viável.

Na ocasião, ele explicou que não faz diferença entregar o estádio na véspera de Natal ou em janeiro, já que não haverá nenhum jogo nesse final de ano e o Governo quer ter a responsabilidade de entregar uma arena com segurança. A partir do dia 20, há a possibilidade de a Arena estar aberta à visitação pública.

Destaque para Amazônia

Na abertura de seu discurso, o ministro Aldo Rebelo destacou a Amazônia e a participação de Manaus como sede da Copa do Mundo de 2014. “O Amazonas é um estado que possui 1,8 milhão de quilômetros quadrados, tem três vezes o tamanho da França e mantém 98% da sua superfície coberta de vegetação nativa. Nós não poderíamos, portanto, deixar de fora essa região do nosso País”, destacou.

Sorteio para compra de ingressos da Copa terá inicio no dia 8 de dezembro

Em outra coletiva de imprensa realizada na Costa do Sauípe-BA, o Diretor de Marketing da FIFA, Thierry Weil, anunciou que no dia 08 deste mês serão abertas as inscrições para o próximo sorteio de vendas de ingressos dos jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

A período de inscrições para o segundo sorteio de ingressos será do dia 08 de dezembro a 30 de janeiro de 2014. Segundo Weil, as expectativas são ainda mais positivas para essa segunda fase “O Brasil bateu o recorde de vendas de ingressos, e esperamos que melhore”, declarou.

O Secretário da Copa no Ministério dos Esportes, Luis Fernandes,  que também estava presente, declarou estar satisfeito com o processo e resultado de vendas de ingressos e completou dizendo que apela para que os brasileiros continuem comprando ainda mais ingressos e sejam maioria nos estádios. “Esse recorde já é um indicador de paixão, entusiasmo e apoio dos brasileiros a Copa do Mundo”, disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui