Estudantes do Amazonas vencem Concurso Nacional, em Brasília

Acadêmicos da ESBAM vencem concurso nacional, em Brasília

Acadêmicos da ESBAM vencem concurso nacional, em Brasília


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República promoveu, em Brasília, o Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos, no qual estudantes do Amazonas venceram a categoria ‘Melhor Memorial do Estado’, entre representantes de Instituições de Ensino Superior de 18 Estados brasileiros.

O Concurso contou com a participação de 32 equipes nas simulações iniciais e somente 16 equipes foram classificadas para as rodadas avançadas, entre elas, a equipe formada pelos acadêmicos finalistas do curso de Direito da Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), Victor Porto, Yohanna Menezes e Jaqueline de Paula.

O reconhecimento em uma das quatro categorias definidas pelo evento veio, após as simulações orais que aconteceram durante uma semana de atividades diversificadas, como por exemplo, a simulação de defesa de Direitos Humanos como representantes do estado fictício ou supostas vítimas de violação de direitos humanos perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O acadêmico Victor Porto, comentou que o concurso tem uma preparação bastante sistemática e os debates são importantes, exigindo uma argumentação com fundamentos bem embasados. De acordo com o estudante, a semana de realização do concurso foi muito além das expectativas, uma vez que foram oferecidas oficinas vocacionais com mais informações sobre as atuações de Direitos Humanos.

Para a acadêmica Jaqueline de Paula, os depoimentos e os relatos dos peritos sobre os casos apresentados no Concurso foi o que mais chamou atenção, assim como as questões jurídicas e a medicina legal.

A ESBAM finaliza 2013 com três importantes conquistas, além do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos, alunos da instituição conseguiram ótimos desempenhos em concursos regionais, a exemplo do primeiro lugar no Júri Simulado da OAB Amazonas ‘Alberto Simonetti Cabral Filho’, representados pelos acadêmicos Alan Fonseca, José Bradão e Ramon Gomes, assim como o terceiro lugar no XI Júri Simulado do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM) ‘Promotor de Justiça João Valente de Azevedo’, disputado por Giovanni Rodrigues, Alan Fonseca e Nilton Mendes Jr .

A acadêmica Yohanna Menezes acredita que a participação em concursos é importante para adquirir conhecimento e motivar cada vez mais alunos ao crescimento intelectual e entendimento sobre as áreas de atuação do advogado.

Artigo anteriorMinistro pede a Omar que Arena seja inaugurada em janeiro
Próximo artigoJoaquim Marinho recebe na ALEAM o título de Cidadão do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui