Redes Sociais apontam Arena da Amazônia como a mais mencionada

Arena da Amazônia, mais mencionada em rede sociais/Foto: Arquivo
Arena da Amazônia, mais mencionada em rede sociais/Foto: Arquivo
Arena da Amazônia, mais mencionada em rede sociais/Foto: Arquivo

A Arena da Amazônia lidera o ranking de menções positivas no primeiro relatório de Monitoramento de Redes Sociais sobre a Copa do Mundo em Manaus. Outro fator positivo detectado durante a pesquisa é o efeito das ruas que já foram enfeitadas para a Copa. Os usuários compartilham este tipo de informação com orgulho do lugar onde moram.

Torcedores representaram 88.19% do público que comentou sobre a Copa nas redes sociais. Foram 713 publicações (do Twitter e Facebook) analisadas de 27 a 31 de maio. Destas, 54.28% foram positivas, 25.67% negativas e 20.06%neutras. A maioria das pessoas que comentam sobre a Copa em Manaus fazem isso pelo Facebook.


Os responsáveis pelo Twitter @Copa2014Manaus (Ana Célia Costa e Alexandre Holanda),fizeram Monitoramento de publicações (em português, francês, inglês e espanhol). O resultado disso foi o primeiro relatório de redes sociais feito de forma independente sobre a Copa do Mundo na capital do Amazonas.

Público

O Monitoramento em português também revelou o ranking do público que mais comentou sobre a Copa em Manaus durante o período analisado:  88.19% foram de Torcedores, 5.83% da Imprensa, 2.42% de perfis do Governo (municipal, estadual e federal), 1.71% de Turistas, 1.56% de Empresas (lojas, restaurantes) e 0,29% Empresas esportivas.

Temas  

O principal tema positivo é a própria Arena. Os torcedores divulgam imagens da Arena com muitas mensagens de orgulho. Este tipo de publicação representou 42.4% do Monitoramento. Outros temas positivos foram: ruas enfeitadas (38%) e produtos feitos para Copa (19.6%).

As ruas enfeitadas também são motivos de orgulho para os torcedores. Apesar de ficar em segundo lugar no ranking, este tema foi comemorado por muitas pessoas. Isso ocorreu devido à massiva divulgação da decoração de uma rua da Alvorada.

Os principais temas negativos destacados pelos torcedores foram: estrutura de Manaus (segurança, saúde, transporte) com 64.2%; manifestações dos professores da rede municipal e  estadual (17.9%); gastos com a Arena da Amazônia (17%).

Um vídeo sobre estrutura e atendimento no Pronto­Socorro da Criança na Zona Oeste, veiculado pela Página do Facebook “Fiscaliza Manaus”, foi bastante compartilhado na rede associado à Copa do Mundo. Além disso também há críticas em relação ao aeroporto da cidade.

Internacional

Da amostra de 58 posts de outros países, 82.5% foram positivos. Os principais temas foram: matérias sobre a preparação da Copa divulgadas pela Fifa ou sites internacionais. Também há eventos que foram criados por perfis de restaurantes e bares internacionais convidando seus clientes para assistir aos jogos da Copa.

Entre os temas negativos estão os posts alertando para os supostos perigos da dengue no Brasil. Há citações ao clima de Manaus ser mais quente que em outras regiões. Outro post é sobre a vinda do político francês Daniel Cohn­ Bendit, que seria acusado de pedofilia em seu país. Ele viria assistir aos jogos também. (Ana Célia)

Artigo anteriorTCE/AM envia lista de procuradores ao governador para escolha de novo chefe do MPC
Próximo artigoCatadores de Parintins recebem equipamentos de proteção ao trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui