Moradores de Rio Preto da Eva são contemplados com cirurgia de catarata

Foto: Divulgação

Dona Raimunda Lúcia chegou cedo ao Hospital Thomé de Medeiros Raposo, em Rio Preto da Eva. Ela foi uma das 30 pacientes que realizaram a cirurgia de catarata no último sábado (3). “Foi ótimo, muito rápido, eu não senti quase nada, o médico falando comigo o tempo inteiro, a cirurgia foi um sucesso, e eu estou muito feliz”, comemorou.

O mutirão oftalmológico é uma parceria da Prefeitura de Rio Preto da Eva com o Governo do Amazonas, com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Pericles (PL). No total, em Rio Preto, 70 moradores serão contemplados com a cirurgia de catarata.

Foto: Divulgação

“Na cirurgia de catarata a gente substitui o cristalino do olho que está doente por um novo artificial. O cristalino é transparente quando a gente nasce, e a medida que vamos envelhecendo, pegando sol, sendo exposto a oxidação, ele vai ficando opaco, e isso atrapalha a visão, então o objetivo é retirar esse cristalino e colocar um artificial devolvendo a visão ao paciente”, explicou o médico.

Antigamente a cirurgia de catarata era feita com um corte grande na região do olho, e a anestesia era aplicada com uma agulha, mas hoje em dia, a anestesia é aplicada em forma de colírio, e a retirada do cristalino é feita com uma caneta de ultrassom, o paciente não sente dor, a cirurgia é muito mais rápida e a recuperação também.

Foto: Divulgação

Em Rio Preto da Eva, o mutirão oftalmológico foi organizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). “Nós já tínhamos um cadastro de pessoas aguardando para a realização dessa cirurgia, quando foi firmada essa parceria, nossas equipes entraram em contato com esses pacientes e agendamos o procedimento cirúrgico, que foi um sucesso”, disse Aila Carla Bernardino, secretária de saúde.

11 municípios do Amazonas vão receber o mutirão de cirurgias. Além de Rio Preto da Eva, as cidades de Iranduba, Manacapuru, Envira, Santa Isabela do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Apuí e Tabatinga também serão contempladas. Mais de mil pessoas beneficiadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui