O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio de contas bancárias da empresa Starlink no Brasil, além de autorizar a apreensão de automóveis e aeronaves da companhia no país. A Starlink, que pertence ao bilionário Elon Musk, também enfrenta o bloqueio de seus imóveis, o que pode impactar diretamente suas operações, especialmente os gateways, essenciais para o funcionamento da internet via satélite. A empresa não recorreu à decisão dentro do prazo estabelecido, e o Banco Central já foi notificado sobre o bloqueio.
Além disso, o Sistema Nacional de Indisponibilidade de Bens foi acionado para o bloqueio de veículos, e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Capitânia dos Portos foram informadas sobre o bloqueio de aeronaves e embarcações.
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou publicamente a decisão de Moraes, apontando que a medida ameaça a liberdade de expressão e prejudica o Brasil no cenário internacional. Girão mencionou que Elon Musk afirmou que, devido ao impacto em escolas e hospitais em áreas remotas do Brasil, o serviço da Starlink seria fornecido gratuitamente até que o problema fosse resolvido. Mesmo assim, a suspensão das operações do X no Brasil, segundo Girão, prejudica milhões de brasileiros, especialmente em relação à liberdade de expressão na plataforma.
Fonte: O Sul