Motoristas de carros particulares podem exigir desconto no IPVA

O benefício é concedido a um único veículo por motorista habilitado/Foto: Divulgação

A Lei do Condutor foi criado em 2014, de autoria do vereador Marco Antônio “Chico Preto” (PMN), que na época era deputado estadual. A Lei do n. 203/2014 garante desconto de 20% de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para os condutores que não tem infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Segundo Chico Preto, o interesse é promover um trânsito seguro, fazendo que o motorista mantenha a boa conduta e, aqueles que são inadimplentes, veja essa forma de incentivo com o respeito e cumprimento às normas de segurança de trânsito. “O IPVA cidadão tem por objetivo beneficiar os bons motoristas e contribuir para a redução dos acidentes e mortes de trânsito.”, afirma o parlamentar.

De acordo com a Lei, o benefício, é concedido a um único veículo por motorista habilitado, pessoa física, residente do Amazonas, a ser recolhido no momento da solicitação. Para obter este desconto, o condutor pode pedir todos os anos, solicitando com trinta dias antes do vencimento do imposto, mediante o requerimento dirigido ao Departamento de Arrecadação (DEARC) da Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ).

Outras observações que é necessário para ganhar o desconto, é o carro estar registrado no nome do condutor. Quem tiver mais de um automóvel, deverá escolher apenas um veiculo para receber este benefício, sendo que não é válido para empresas.

Perde o direito do desconto, quando outro motorista cometer infrações dirigindo o seu carro, pois é necessário está também livre de multas. Apenas em situação de furto ou roubo devidamente comprovados. “O benefício do “Bom Condutor”, é cumulativo ao desconto em conta única, podendo ter até 30% de abatimento. Lembrando que não deve ter multas nos últimos três anos e ter pago o IPVA à vista.”, ressalta Chico Preto.

O formulário está disponível no site www.sefaz.am.gov.br. Clique em “IPVA”, em seguida “Lançamento e Impressão”, passando a tela seguinte “Outras informações”, finalizando na opção “Requerimento Bom Condutor”, assim baixando o arquivo.

O benefício é concedido a um único veículo por motorista habilitado/Foto: Divulgação

Documentos exigidos para concessão do desconto:

– Cópia do documento de identidade e do documento de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF) do condutor do veículo.

– Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor do veículo, válida.

– Cópia do comprovante de endereço atualizado do condutor do veículo (conta de água, luz ou telefone fixo)

– Cópia do documento do veículo a ser beneficiado (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

– Tela da consulta fornecida pelo site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), contendo a pontuação do condutor nos três últimos exercícios

– Certidão Negativa de Multa emitida pelo Detran/AM ou tela da consulta on-line de multas do veículo fornecida pelo site deste órgão

– Certidão de “Nada Consta” de Multas fornecida pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal referente à placa do veículo a ser beneficiado

– Tela da consulta de multa on-line fornecida pelo site do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans)

– “Nada Consta” emitido pelo órgão municipal de trânsito do Município do interior em que estiver registrado o veículo, se for o caso

– Certidão Negativa de Débitos de não contribuinte fornecida pela Sefaz

– Comprovante de pagamento da Taxa de Expediente, se devida.

Artigo anteriorObra em cratera da Av João Valério deve ser concluída nesta sexta
Próximo artigo7 curiosidades na evolução das fotografias de casamento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui