MPE-AM garante apoio às ações de enfrentamento à exploração sexual de menores

Deputado Luis castro com o procurador Francisco Bezerra/Foto: Divulgação

Em reunião realizada hoje, segunda-feira (13), o procurador-geral de Justiça do Estado do Amazonas (MPE-AM), Pedro Bezerra, garantiu apoio à criação de uma coordenação de monitoramento dos casos que envolvem abuso  e exploração sexual de menores de idade, compartilhando informações com os órgãos que integram a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
A proposta foi apresentada ao procurador, pelo deputado estadual Luiz Castro (REDE), presidente da Frente parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Frenpac), durante encontro no MPE-AM, que contou com a presença de representantes do movimento de defesa dos direitos da infância e juventude.


Deputado Luis castro com o procurador Francisco Bezerra/Foto: Divulgação

O objetivo é acompanhar o andamento dos casos de abuso e exploração sexual de menores de idade e garantir a responsabilização dos agressores, impedindo que haja impunidade nesse tipo de crime, sobretudo quando os envolvidos possuem alto poder aquisitivo. O caso do ex-prefeito Adail Pinheiro foi citado como exemplo que deve ser combatido.

Pedro Bezerra disse que o MPE está sensível à causa da infância e juventude e afirmou que envidará esforços para que seja efetivada a reivindicação do movimento.

Em relação à implantação no Amazonas do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), outra reivindicação do movimento, Pedro Bezerra explicou que a instalação do programa depende de uma articulação entre o MP, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e órgãos que compõem a rede de proteção à infância e juventude.

O deputado Luiz Castro lembrou que o Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita) não acolhe adequadamente, deslocando as vítimas para outros Estados, passando necessidade e sem a companhia de seus familiares.  “Esse programa precisa ser reformulado para atender as peculiaridades do Estado”, defendeu o parlamentar.

Encaminhamentos

O procurador Pedro Bezerra disse que fará uma reunião com o Núcleo da Infância e Juventude para discutir os encaminhamentos e posteriormente reunirá com o movimento para tratar das providências para a instalação da coordenação de monitoramento dos casos de violência sexual contra menores de idade.

Participaram da reunião a coordenadora do Comitê Estadual de Enfrentamento á Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Graça Sales, a representante do IACAS/Icpat, Amanda Ferreira e representante da Rede Um Grito pela Vida, irmã Eurides.

Artigo anteriorTCE-Am dá início ao ano letivo da Escola de Contas Públicas
Próximo artigoConselho de Segurança da ONU se reúne após teste de míssil da Coreia do Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui