

Membro titular da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed-CMM), a vereadora Professora Jacqueline (PPS) informou que o reajuste de 10% no salário dos profissionais da Educação, além das mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria, anunciados nesta sexta-feira (16) pelo prefeito de Manaus, deverão ser votados em plenário na próxima semana.
Ao lado do secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, e dos vereadores Professora Jacqueline, Professor Samuel (PPS), e Therezinha Ruiz (Democratas), que compõem a Comed, o prefeito explicou que o reajuste de 10% (6,15% de reposição da inflação e 3,85% de ganho real), começa a ser pago em maio. O benefício alcançará 14,4 mil professores e 2,2 mil técnicos administrativos.
No PCCS, o sistema de remuneração foi alterado de ‘Subsídio’ para ‘Vencimento’, o que irá permitir que os professores recebam no contra-cheque sobras de recursos de programas federais, como o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Foi anunciado, também, que os professores do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental terão direito à Hora de Trabalho Pedagógica (HTP), e os diretores de escolas municipais receberão vale-transporte, para auxiliá-los no deslocamento para reuniões de gestão e eventos.
Ainda no PCCS, foram alteradas as regras de reenquadramento financeiro. Os profissionais da Educação que completaram 25 anos de magistério poderão averbar o tempo de trabalho em outras redes de ensino (federal, privada ou estadual), com isso, melhorar os ganhos de aposentadoria.
Para a vereadora Professora Jacqueline, as mudanças no PCCS irão reparar algumas injustiças e representam uma vitória à categoria. “Muitos professores aguardavam há muito tempo por estas mudanças. Ainda há outras reivindicações, mas esta luta nós vencemos”, comemorou ela.