Na inauguração do CETI de Manacapuru, Governo anuncia construção de mais sete

Inauguração CETI em Manacapuru/Foto: Joel Arthus

O Centro de Educação de Tempo Integral, de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus, foi inaugurado hoje (14), e outras sete escolas no modelo de ensino integral devem abrir as portas este ano, seis delas no interior do Estado. O investimento está incluído no pacote de mais de R$ 287 milhões em fase de execução pelo governo do Amazonas.
Na ocasião, José Melo também presidiu a cerimônia de formatura de 175 estudantes que concluíram a primeira fase do Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas.


Com investimento de R$ 12,5 milhões, o CETI Prefeito Washington Luís Régis da Silva é a primeira do modelo em Manacapuru. No interior, há escolas em funcionamento em Parintins, Carauari e Iranduba. Em todo o Estado, são 56 escolas no modelo de ensino em tempo integral. Situada na estrada Manoel Urbano, no Conjunto Minha Casa, Minha Vida, logo na entrada da cidade, o Ceti tem mais de 1 mil alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio.

“Aqui teremos a formação integral do ser humano. Portanto, ao inaugurar uma escola dessas de tempo integral, estamos dando um horizonte de futuro para essas crianças. Estamos com o de Coari praticamente pronto, o de São Gabriel da Cachoeira pronto para ser inaugurado, o de Borba também, e este ano temos mais 12 escolas em fase de obras e, se Deus quiser, até o final do governo teremos mais 42 escolas de tempo integral”, destacou José Melo.

Infraestrutura – O CETI está equipado com 24 salas de aulas climatizadas, laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina semi-olímpica, campo de futebol, quadra poliesportiva e refeitório. Moradora do bairro da Liberdade, a costureira Jascirlene Lopes, 41, disse que a escola chega em boa hora. “Uma grande satisfação. Acho que seja uma escola muito eficiente para os alunos, principalmente do Minha Casa, Minha Vida que precisam desse centro escolar. É uma escola muito bem-vinda para Manacapuru”.

A agente de saúde, Maria Aparecida, é mãe de aluno do Ceti e foi cedo conferir como ficou a nova escola. Ela elogia o ensino em tempo integral e disse que os moradores da região aguardavam ansiosos pela abertura do colégio. “Fundamental, principalmente, para esse bairro que é novo e já recebemos essa graça. Nossos filhos tinham que se deslocar para lugares mais longes, mas como tem essa escola aqui vai ficar muito melhor, não só pra mim, mas pra todos os pais e mães”.

Segundo o governador, as escolas de tempo integral são prioridade dentro do pacote de investimentos para ampliar e melhorar a estrutura de ensino. Somente no modelo de ensino integral, 20 escolas estão em fase de construção, a maioria no interior. No próximo sábado (19), o governo do Estado inaugura o Ceti em São Gabriel da Cachoeira, e na segunda-feira (21), o Ceti do conjunto Viver Melhor, em Manaus.

Tecnologia – A inauguração do Ceti Prefeito Washington Régis também foi marcada pela formatura da primeira turma do Programa de Formação de Desenvolvedores de Software. Um total de 175 alunos foram certificados nesta fase. Eles aprenderam a fazer aplicativos e programas de computador para celulares, tablets e computadores. Tio e sobrinho, Márcio Gama, 18, e Marcelo Gama, 16, fizeram parte da equipe que desenvolveu um app para o setor hoteleiro de Manacapuru.

“Tivemos bastante conhecimento. No começo, não sabíamos quase nada, só informática básica. Pensava que íamos logo fazer o aplicativo, mas desenvolvemos um trabalho longo. Desenvolvemos um aplicativo de hotel, porque Manacapuru precisa de um aplicativo assim. Muitos turistas chegam aqui, querem saber os hotéis e os valores”, disse Marcelo.

O governador afirmou que o programa entrará em operação em cinco cidades este ano, entre elas Coari e Tefé. A meta do governo é criar escritórios de desenvolvimento de softwares nos municípios, gerando novos negócios. “Você dá a esses alunos o conteúdo da modernidade, o que a informática pode dar, e eles podem entrar nesse novo mercado de trabalho. Fizemos isso em Itacoatiara, tivemos a primeira turma daqui, e agora vamos entrar em mais cinco cidades. Coari, Tefé e municípios pólo para que nossas crianças também tenham oportunidade”, disse.

O Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas é executado pela Seduc, em parceria com a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e a empresa de referência na área de tecnologia de informática e comunicações (Envision).

Lançado em 2014, o Programa para a Formação de Desenvolvedores de Softwares no Interior do Amazonas é direcionado a estudantes do 9º ano do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo pré-requisito para a participação que o aluno interessado tenha conhecimentos básicos de informática e resida nos municípios de aplicação do projeto: Manacapuru ou Itacoatiara (seja em zona rural ou urbana).

Com o programa, além de propiciar aos estudantes a aquisição de novos conhecimentos, o Governo do Estado busca incentivar a formação de novos profissionais para atuarem no segmento tecnológico. Por meio do programa, os jovens recebem uma carga de incentivos que possibilita a aquisição de conhecimentos na área de desenvolvimento de Software e, consequentemente, o preparo para atuação em novas frentes de atividade profissional.

José Melo visita Centro de Informática/Foto: Valdo Leão
                                José Melo visita Centro de Informática/Foto: Valdo Leão
Artigo anteriorCom ações de fiscalização, Ipem-AM comemora o ´Dia Mundial do Consumidor´
Próximo artigoDilma anuncia Eugênio Aragão como novo ministro da Justiça

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui