No dia Mundial da Energia: a geração do serviço é dividida em dois grupos

Foto: Reprodução

Neste domingo (29), é celebrado do Dia Mundial da Energia. A geração do serviço pode ser definida em dois grupos, sendo um de geração centralizada e outro de geração distribuída.


O primeiro diz respeito às usinas de grande porte, que distribuem energia para os brasileiros. Já o segundo é referente aos próprios consumidores que geram sua própria energia. Entre 2017 e 2021 os grupos produziram 30MW.

“Só até abril de 2022, a Geração Centralizada produziu mais de 15MW, devido ao aumento das buscas por sistemas de energia solar, que podem acontecer por diversos motivos, como, por exemplo, ajudar o meio o ambiente, ter um consumo mais sustentável, ou até para diminuir a conta de energia, que está batendo recordes de preços nos últimos meses”, afirmou o CEO e fundador da Kinsol, Mauricio Crivelin.

Ainda de acordo com o especialista, está ocorrendo a Corrida do Ouro Solar, pois todos os sistemas solares adquiridos até 31 de dezembro deste ano vão se enquadrar na regra antiga e não se aplicaram a Lei Nº 14.300/2022, ou seja, não pagarão impostos sobre a energia solar até 31 de dezembro de 2045.

“Com a nova lei, os consumidores que adquirirem sistemas solares e instalarem a energia solar em suas casas, comércios, fazendas etc, a partir de 2021, terão a taxação sobre os créditos gerados em até 27%, referente a cobrança do imposto do fio B”, explicou o especialista.

Por conta da Corrida do Ouro Solar, Crivelin acredita que o Brasil pode ultrapassar a marca de 50MW de energia gerada até dezembro deste ano. “Além disso, as perspectivas para os próximos anos também são muitos boas para o setor solar, até 2030 a previsão é que a energia solar lidere a matriz energética no Brasil superando a Hídrica”, concluiu.

Artigo anteriorConheça a cachorrinha com ‘o cabelo mais hidratado da internet’
Próximo artigoSobrevivente de massacre no Texas espalhou sangue no corpo para fingir que estava morta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui