No Dia Nacional do Aposentado, deputada questiona reforma da Previdência

Deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM)/Foto: Divulgação

Autora de projetos de lei e emendas parlamentares que proporcionam qualidade de vida e acesso aos direitos legais de idosos, a deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) é titular na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal e questiona pontos da reforma da Previdência, no Dia Nacional do Aposentado, que é celebrado nesta quarta-feira, 24 de janeiro.


Para a parlamentar, ainda, há pontos da reforma que precisam ser debatidos com os cidadãos. “Acho que a população precisava ser mais ouvida em projetos que geram grandes impactos na vida dela e principalmente, que possamos decidir respeitando a vontade da população”, reitera Conceição.

Conceição Sampaio destaca que o envelhecimento da população brasileira é grande desafio para o País, já que o país tem graves problemas estruturais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do País, passou de 9,8% para 14,3%.
“Infelizmente, ainda temos grandes falhas a serem resolvidas, como o sistema de saúde público, que é deficitário, precisamos investir mais no ensino básico de qualidade, entre outros. E isso se reflete diretamente na qualidade de vida dos idosos”, aponta a parlamentar.

Deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM)/Foto: Divulgação

Centro de Convivência

Fruto de uma emenda parlamentar de 2017, de autoria da deputada, a cidade de Manaus ganhará um Centro de Convivência da Família e do Idoso da Zona Leste, cujo recurso já foi aprovado pelo Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte, para ser empenhado na área de assistência social. O valor da verba liberada para construção do centro é de R$ 2.059.769,00.

Além disso, Conceição Sampaio foi favorável à proposta que aumenta o valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) dado a idosos e portadores de necessidades especiais e autora do Projeto de Lei (PL) 601/2015, que inclui as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos no grupo de beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Todas essas propostas são para garantir um envelhecimento saudável para os idosos. Temos que pensar a frente, um dia, todos vamos envelhecer e usufruir desses benefícios, então, precisamos lutar por eles”, declara.

Dia Nacional

Esta data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

Artigo anteriorPM frustra tentativa de introdução de material ilícito na UPP
Próximo artigoCaravana do ID Jovem beneficia 13 mil jovens em Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui