Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia em todas as sedes do Brasil

Evento gratuito, promovido pela Nova Acrópole com a parceria da UNESCO no Brasil

A Organização Internacional Nova Acrópole celebra nos dias 11 e 18 em Brasília, o Dia Mundial da Filosofia. O evento trará atividades nos mais de 50 países em que está presente e em suas 80 sedes no Brasil. Em Manaus, as atividades comemorativas serão gratuitas e acontecerão no Teatro da Instalação, no sábado, 18 de novembro, a partir das 17h.

A programação será aberta às 17h com a palestra “Voluntariado: uma visão do Trabalho” e abordará o trabalho como um ato de vontade, partindo do melhor do ser humano que se expressa no mundo, uma visão de contraste à ideia de que o trabalho é “um mal necessário”.

Às 19h, haverá a palestra magna “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”, ministrada pela professora Carina Maia, diretora voluntária de Nova Acrópole em Manaus. A ideia é abordar a tônica da importância do trabalho na educação humana, que ajuda a extrair o melhor de cada ser humano e, por isso, soma diretamente na construção da sociedade.

Em Manaus acontecerá dia 18 de novembro/Foto: Divulgação

O evento contará ainda com apresentações artísticas realizadas por voluntários de Nova Acrópole” e com a divulgação das fotos selecionadas e premiadas no Concurso Nacional de Fotografia da instituição.

Tema

Este ano, o tema “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade” foi escolhido com o objetivo de mostrar como uma vida inspirada por ideais humanos transforma o trabalho em serviço, estimula a vocação de cada um e o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas.

“Quando o ser humano trabalha de maneira consciente para transformar a si mesmo, apoiar o desenvolvimento de outros e transformar o meio em que vive, ele se depara com o sentido mais profundo do trabalho, que é a participação ativa no processo de manifestação e desenvolvimento da vida”, explica a secretária de Imagem de Nova Acrópole no Brasil, Kelly Aguiar.

A programação completa do evento em todo o Brasil pode ser conferida em: www.diamundialdafilosofia.com.br

A data, instituída pela UNESCO em 2005, é celebrada todos os anos na terceira quinta-feira do mês de novembro e busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Concurso Nacional de Fotografia

Como parte das comemorações do Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole também promoveu o concurso nacional de fotografias “O Olhar do Pensador: Fotogrando ideias”. O tema deste ano é o mesmo do evento “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”. As vinte melhores fotos foram selecionadas e os vencedores serão divulgados no dia do evento. A curadoria é assinada pela fotógrafa Kênia de Aguiar Ribeiro.

Sobre Nova Acrópole

Evento gratuito, promovido pela Nova Acrópole com a parceria da UNESCO no Brasil

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há 59 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira prática, buscando fazer com que os ensinamentos das obras clássicas sejam debatidos no mundo contemporâneo, por tratarem das grandes questões humanas, como convivência, civilidade, desenvolvimento das potencialidades individuais e a construção de uma sociedade melhor.

Com este propósito de promover a reflexão e o crescimento do ser humano, desde 2005, Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia com seminários, apresentações artísticas e exposições em eventos por todo o Brasil. Em 2017, Nova Acrópole mais uma vez promove as celebrações do Dia Mundial da Filosofia, dentro do espírito de gerar reflexão sobre os desafios vividos pelo homem e a mulher contemporâneos.

Programação do Evento em Manaus:

17h – Palestra “Voluntariado: uma visão do trabalho”
19h – Palestra Magna “O trabalho como ferramenta de transformação do ser humano e da sociedade”
Apresentações Artísticas realizadas por voluntários de Nova Acrópole e divulgação das fotos selecionadas e premiadas no Concurso Nacional de Fotografia (nos intervalos das palestras).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui