Nova Estação de Tratamento de Esgoto da Ponta Negra entra na fase final

Foto: Divulgação

A primeira etapa da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, está prestes a ser concluída. Com 95% das obras finalizadas, a estrutura será entregue nas próximas semanas, e terá capacidade para tratar 1,7 milhão de litros de esgoto por dia. As equipes da Águas de Manaus estão realizando os últimos ajustes na estação, que contará com cinco reatores anaeróbios, três aeróbios, dois tanques decantadores e um de cloro.


Além da construção da ETE na Avenida Perimetral Thales Loureiro, foram implantados mais de dois mil metros de redes coletoras de esgoto na região. O esgoto coletado é encaminhado para a nova estação, onde é tratado e devolvido à natureza sem contaminantes. O processo de tratamento já foi iniciado nas áreas conectadas, e a estação atualmente trata todo o esgoto coletado na região.

Foto: Recorte

Essa obra faz parte do programa “Trata Bem Manaus,” que visa universalizar os serviços de coleta e tratamento de esgoto em Manaus dentro de dez anos. A ETE Ponta Negra é apenas uma das 70 estações planejadas para construção e melhoria na cidade, com a próxima etapa já prevista conforme a expansão do sistema na região.

Um dos principais beneficiados será a praia da Ponta Negra, um ponto turístico importante de Manaus, que ganhará com a recuperação da balneabilidade e a melhoria da qualidade dos corpos hídricos. Jean Damaceno, gerente de Projetos da Águas de Manaus, destaca que a recuperação dos rios e igarapés de Manaus depende diretamente do saneamento básico e que com as obras em andamento, é possível vislumbrar um futuro em que os corpos d’água da cidade estejam limpos e seguros para o lazer da população, incluindo a própria Ponta Negra.

Artigo anteriorPrefeitura de Coari toma peixes dos feirantes
Próximo artigoParentes reclamam de ‘filas e problemas intermináveis’ no Hospital Platão Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui