O governo do Amazonas deu posse a 24 novos servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), aprovados em dois concursos públicos realizados no ano passado. A cerimônia, realizada na sede do órgão, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, foi presidida pelo vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, representando o governador Wilson Lima.
A partir da posse, passa a fortalecer a estrutura e atendimentos da PGE-AM um quantitativo de dez Procuradores do Estado de 3ª Classe e 14 servidores para o quadro de pessoal permanente, ocupando os cargos de Analista e Assistente Procuratoriais, e de Técnico em Gestão Procutarial, nas especialidades de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Avaliação Imobiliária e Informática.
Dirigindo-se aos novos colegas procuradores, o vice-governador pediu comprometimento na missão de defesa dos direitos do Amazonas, com foco no bem-estar da população. “A partir de agora, vocês se tornam guardiões dos interesses do Amazonas e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e a justiça. Que esta cerimônia marque o início de uma trajetória de sucesso e compromisso com a causa pública”, ressaltou.
De acordo com o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, a mão de obra dos 24 servidores empossados será utilizada para, entre outras frentes de trabalho, reforçar a atuação da instituição jurídica em demandas de massa, buscando maior eficiência e menor volume de gastos dos cofres públicos.
O concurso público para o cargo de Procurador do Estado foi o décimo promovido pela PGE-AM, cujo último certame havia sido em 2016. Foram quase 1,8 mil inscritos, cinco vagas ofertadas e três etapas, incluindo uma inédita prova oral. Com a existência de cargos em aberto, o órgão nomeou dez procuradores, sendo dois nas vagas de Pessoas com Deficiência (PcDs).