O dia que a Lady “Di” colocou a CBDU no coração – por Dudu Monteiro de Paula

Dudu Monteiro de Paula - Foto: Divulgação / Internet

Olá, Salve, Salve!

O ano era 1983. Pela primeira vez na AMÉRICA DO NORTE seriam realizados os Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSIADES).

Era a décima segunda edição e aconteceu na cidade de Edmonton no Canadá.

O dia: 01 de julho, DIA DO CANADÁ. O Estádio COMMONWEALTH, recebeu mais de 60 mil pessoas, além de 2400 Atletas de 73 países.

O Padrinho dos jogos foi o Príncipe CHARLES da Inglaterra, que esteve na solenidade com sua esposa LADY DIANA.

Coincidentemente, a Lady Diana (LADY DI), completava 22 anos. Foi o mais sonoro PARABÉNS A VOCÊ! que ouvi na vida. Cantado por mais de 60 mil vozes.

Outra atração da competição foi a Delegação da China, que desde 1932, não participava de competições no Continente Americano. Nesta edição levou duzentos Atletas.

A grande CAMPEÃ dos Jogos o foi a Delegação da União Soviética (hoje Rússia).

A equipe do Brasil, representada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), foi a única da América do Sul a entrar no quadro de medalhas.

Ricardo Prado, recordista mundial dos 400 metros medley, ficou com a medalha de prata. Segundo ele, após receber a medalha, destacou: – nem tinha me depilado.

Haja vista, estava em treinamento visando os Jogos PAN-AMERICANOS do México.

A medalha de OURO ficou com o Voleibol Feminino, que pela primeira vez na história conquistava um título mundial.

A equipe era dirigida pelo Professor ÊNIO DE ANDRADE, que tive a honra de traduzir para o inglês na coletiva da Equipe Campeã, embora ele falasse fluentemente o inglês.

Na Delegação do Brasil éramos quatro Amazonenses: ROBERTO GESTA DE MELO, Presidente da CBAT; TANER FREIRE DE VERÇOSA, Presidente da CBDU; WELLINGTON NÓBREGA, Recordista Sul-Americano dos 4 por 100, que conseguiu ir às finais e ficou no oitavo lugar; e EU, Jornalista e Diretor da CBDU.

Mas, como a LADY DI colocou a CBDU no coração?

Horas antes da Abertura dos Jogos, os dirigentes dos países foram convidados a um castelo, onde receberiam os comprimentos do Príncipe Charles e sua esposa Lady Diana.

O Cerimonial foi bem claro: em HIPÓTESE ALGUMA, poderíamos sair da linha demarcada. Muito menos cumprimentá-los!

Durante a Cerimônia, a LADY DI chegou em frente ao TANER, que quebrou o protocolo e esticou a mão para a Princesa. Ela foi receptiva ao cumprimento e, gentilmente, apertou a mão dele.

Ele não deixou por menos e foi além. Imediatamente, colocou na roupa da Princesa um PIN (broche) da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Assim, o Amazonense e Presidente da CBDU TANER FREIRE DE VERÇOSA, foi o único Dirigente, entre todos, dos 73 países presentes aos Jogos Universitários Mundiais em Edmonton 1983 a: apertar a mão da Princesa e além disso, colocar um broche na roupa de um membro da realeza.

Então posso afirmar: ESTE FOI O DIA QUE A LADY DIANA COLOCOU A CBDU NO CORAÇÃO.

EU estava lá!

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui