
O ex-prefeitos Antônio Fernando Fontes Vieira (o Fernandão) teve recursos negado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e terá que devolver R$ 7,1 milhões além de multa de R$ 13,1 Mil aos cofres públicos.
Entre as irregularidades do ex-prefeito, apontadas pelo TCE, estão os fortes indícios de fraude na licitação para a realização do Carnaval de Presidente Figueiredo (Carnacachoeira), no período que era prefeito municipal.
De acordo com dados do processo, Fernandão direcionou o edital público e superfaturou em 126% o valor pago pela festa carnavalesca. Em 2016, em outra oportunidade, o TCE já havia julgado irregulares as contas do ex-prefeito.
Com a conivência da Câmara
No ano de 2016, mesmo com provas robustas contra o prefeito da época, a Câmara Municipal de Presidente Figueiredo aprovou por maioria, as contas de Fernandão, sugerindo que houve conivência dos vereadores com os gastos irregulares, entre eles, o vereador Fernandinho o seu afilhado político e o atual presidente da Câmara, Jônas Castro.
O vereador Jonas Castro, por sinal, continua na liderança desse grupo político que dominou a cidade por mais de 12 anos e que agora vem tentando criar entraves para a administração do prefeito Romeiro Mendonça e seu vice, Mário Abrahão, ambos do PDT.
Inelegível
Diante da improbidade administrativa comprovada pelo TCE, o ex-prefeito Antônio Fernando Fontes Vieira se manterá inelegível para as próximas eleições e terá de devolver os milhões gastos, inexplicavelmente.