

Mesmo sendo a segunda maior bancada na Câmara de Vereadores de Manaus (CMM), o PSD ainda não lançou e nem tem um nome definido para concorrer à presidência da Casa, mas isso pode ser uma questão de tempo. Para o líder do partido na Câmara, Luiz Augusto Mitoso Jr., o processo de escolha do candidato do partido depende de uma conversa com o senador eleito Omar Aziz.
Mitoso garantiu que até agora a bancada do PSD não sabe se Omar tem interesse em colocar uma candidatura própria ou se vai compor com o indicado do prefeito Arthur Neto. “É bem provável que Omar faça opção por uma Mesa Diretora bem feita”, destacou.
Para o líder do PSD na Casa, ainda é possível o partido se definir por uma candidatura própria. “As eleições tem que acontecer até o final dessa legislatura, até o final de 2014. Até lá ainda terá tempo de se definir”, acrescentou. Se o PSD se decidir por um candidato próprio, a CMM terá nove vereadores disputando a presidência da Casa e com possibilidades de chegar a 10 candidatos, uma vez que o vereador Bibiano (PT), também lançou a sua ontem(04).
Se um dos candidatos já lhe pediu apoio e voto, Mitoso disse que ainda não foi consultado, mas destacou a aproximação que tem com o vereador Wilker Barreto (PHS), que considera um parlamentar preparado. “Isso não significa que os outros estejam despreparados”, apressou-se.
Sobre a candidatura ou não do vereador Sildomar Abitbol (Pros), garantiu que é um bom nome. “Todos os 41 vereadores tem condições de assumir a presidência”, frisou. Para ele, o futuro presidente da CMM será também, o vice-prefeito e, por consequência o prefeito em exercício, em algumas oportunidades.
Responsabilidade que obriga o prefeito Arthur Neto conversar com a base aliada, no sentido da escolha de um presidente de inteira confiança dele, mas também, em condições de exercer a prefeitura, sem atropelos. “O processo deve ser feito em sintonia com a maioria e em condições de acalmar os ânimos dos vereadores, que por acaso, não tenham sido escolhidos”, finalizou.