O QUE É UM AMIGO DE VERDADE? – Por Rodrigo Furtado

Rodrigo Furtado

Rodrigo Furtado
Rodrigo Furtado

Hoje em dia, a tecnologia moderna permite que tenhamos centenas, ou até mesmo milhares de “amigos” on-line por simplesmente adicionar o nome deles em nossa lista de contatos. E se quizermos terminar uma dessas “amizades”, basta remover o nome da pessoa de nossa lista. Uma pesquisa recente mostrou que, embora estejamos nos socializando mais, o número de amigos de verdade tem diminuído.
Assim como a maioria das pessoas, você talvez concorde que é importante ter bons amigos e que ser um amigo é mais do que apenas clicar em links num computador ou em um smartphone. O que de fato procuramos em um amigo?
O que é necessário para conseguir uma amizade que nunca acabe? Possa ser que algumas dessas dicas, nos faça analisar os quatros princípios a seguir e ajudar você a ser o tipo de pessoa que os outros gostariam de ter como amigo, são eles:
1. MOSTRE QUE VOCÊ REALMENTE SE IMPORTA Uma verdadeira amizade envolve comprometimento. Em outras palavras, um amigo de verdade tem senso de responsabilidade para com você e realmente se preocupa com você. É claro que esse comprometimento deve ser mútuo. Exige esforço e sacrifício de ambas os lados.
2. TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO Uma amizade verdadeira não se desenvolve sem uma boa comunicação. Ouça o que o seu amigo tem a dizer e respeite a sua opinião e sempre que possível, dê elogios e incentive seu amigo. À vezes, um amigo precisa de conselho ou até mesmo de uma correção e isso nem sempre é fácil de dar, mas um amigo leal terá a coragem de trazer à atenção uma falha grave e, com tato, dar a orientação necessária.
3. SEJA REALISTA Quanto mais você conhece seu amigo, maior é probabilidade de ver as falhas dele. Nossos amigos não são perfeitos, assim como nós também não somos. Por isso, não devemos esperar e nem exigir perfeição de nossos amigos, em vez disso, é bom valorizar as boas qualidades deles e não levar em conta seus erros.
4. AMPLIE SEU CÍRCULO DE AMIZADES É verdade que precisamos escolher bem nossos amigos. Mas isso não significa que vamos limitar nossas escolhas a pessoas de certa idade ou formação. Interessar-se por pessoas de todas as idades, culturas e nacionalidades pode enriquecer sua vida. Diante de todo esse dedo de prosa, eu desejo a nós, um magnífico e gostoso DIA DOS AMIGOS (20 de Julho).
Que possamos ser bons amigos um para com os outros, e que sejamos felizes sempre. Um forte abraço gente!
*Rodrigo Furtado – Militante dos Movimentos Sociais do Amazonas e de juventude do PT-Manaus/Amazonas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui