OAB-AM busca mais informações sobre a rebelião no Compaj junto à SEAP

A rebelião aconteceu na tarde de domingo do dia 1/Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas solicitou na manhã desta segunda-feira (2), por meio de seu presidente Marco Aurélio Choy, informações junto à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) sobre a rebelião ocorrida no Complexo Penitenciário Antônio Jobim (Compaj), segunda mais violenta de todo o Brasil registrada nos últimos anos.


No documento direcionado ao secretário Pedro Florêncio, a seccional pede números relacionados aos detentos do Compaj, como o total de presos custodiados na unidade, a capacidade da unidade prisional, além do número de detentos que estavam cumprindo pena provisória no local. O efetivo de Policiais Militares presentes no Compaj no dia da rebelião também foi questionado.

Além dos dados relacionados aos detentos e ao efetivo da Polícia Militar, a OAB/AM busca saber quer saber também informações sobre a empresa terceirizada que presta serviços na unidade, entre elas o número do efetivo da empresa que esteve presente durante o ocorrido, a previsão contratual dos funcionários da empresa para tal local e a situação do fluxo do pagamento. A Ordem solicita ainda a cópia do contrato de prestação de serviços da empresa terceirizada no Compaj.

A rebelião Começou na tarde de domingo (1)/Foto: Divulgação

No ofício, a OAB-AM justifica o pedido com base na Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18 de novembro de 2011). As informações prestadas pela SEAP deverão subsidiar as futuras manifestações e providências da seccional junto ao Estado.

De acordo com o presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, a Seccional foi chamada pelos órgãos de segurança pública do Estado para participar das negociações e acompanhou o caso desde as primeiras horas da noite de domingo por meio da Comissão de Direitos Humanos da seccional.

Artigo anteriorApós encontro com Ministro, José Melo anuncia que líderes de facções serão transferidos
Próximo artigoExposição do Sauim de coleira no espaço ECAM é prolongada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui