Omar Aziz anuncia data da primeira eleição direta para reitor da UEA

Governador Omar anuncia eleição na UEA, com Vice Melo(D) e Reitor Cleinaldo(E)/Foto: Alex Pazuello

Governador Omar anuncia eleição na UEA, com Vice Melo(D) e Reitor Cleinaldo(E)/Foto: Alex Pazuello


Durante reunião realizada hoje, segunda-feira (16), com gestores de unidades e representantes da comunidade acadêmica, o governador Omar Aziz anunciou que a partir do ano que vem, o processo de escolha do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), será por meio de eleição direta.

Amanhã (17) e quarta-feira (18), o Conselho Universitário da instituição se reúne para aprovar o calendário e definir os critérios da primeira eleição direta para reitor da UEA, que acontecerá em 20 de março de 2014.

“Eu vim aqui hoje anunciar que a partir do ano que vem teremos eleição para reitor da UEA, um compromisso assumido por mim logo no início do meu governo. Com isso, consolidamos o processo de democratização da UEA, que iniciou com a eleição para diretores de unidades acadêmicas”, destacou o governador, ao classificar de histórico o momento pelo qual a universidade estadual está passando.  

As eleições diretas para diretor das unidades acadêmicas da UEA já acontecem desde 2010. “Quando assumi o governo em 2010, tive uma reunião com a comunidade universitária e algumas das reivindicações que me foram colocadas foi a democratização plena da UEA”, recordou o governador. Omar Aziz  ressaltou que outros compromissos assumidos na ocasião também já foram cumpridos, como a criação do restaurante universitário, ou estão em andamento, a exemplo da expansão da UEA no interior, onde estão sendo implantados 16 núcleos.

Outros ganhos citados foram as conquistas salariais e de carreira dos professores e servidores, como as promoções horizontais, além dos concursos para efetivação do quadro docente e de servidores, todos compromissos assumidos com a classe universitária.

O governador lembrou de sua luta em prol da democracia e se disse realizado e grato a Deus por estar vivendo esse momento. “Lutei como estudante pela democratização do Brasil, lutei pela eleição direta na Universidade Federal do Amazonas, participei ativamente nas primeiras eleições e, depois de muitos anos, como governador, tenho a oportunidade de fazer a mesma coisa pela UEA. Então só tenho que agradecer a Deus e aos servidores pela confiança que tiveram em mim, após aquela reunião. Espero que a comunidade universitária tenha equilíbrio necessário para que possa escolher um gestor que honre os compromissos que assumir”.

Ele lembrou que a expansão da UEA para o interior já a transformou na maior universidade multicampi do país, presente em todos os 62 municípios do Estado.  “O segmento universitário para mim é um dos mais importantes, porque é daqui, através do conhecimento, é que a gente pode levar o desenvolvimento, uma melhor qualidade de vida e o bem estar para a população, além do orgulho dos pais ao verem seus filhos cursando uma universidades e ter uma perspectiva de vida bem melhor do que a deles, principalmente no interior”.

Artigo anteriorMário Frota espera sinal verde para anunciar candidatura ao Senado
Próximo artigoDetran-AM flagra 35 motoristas dirigindo embriagados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui