

As ONGs do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e o Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) lançaram, no dia 5 de setembro, o hotsite da campanha MT Sustentável, no endereço www.mtsustentavel.org.br.
Ao acessar, o internauta é convidado a conhecer as propostas do documento “Agenda Mato Grosso democrático e sustentável: eleições 2014” e indicar, por meio de notas de 1 a 10, a importância de cada tema. O documento é assinado por 36 entidades estaduais.
O objetivo da campanha é influenciar a plataforma política dos candidatos ao governo do Mato Grosso. As propostas abordam melhorias e reformas relacionadas aos temas “Terra e Justiça Ambiental” e “Vidas, Povos e Direito”. Terras indígenas e unidades de conservação, regulamentação florestal, gestão ambiental, hidrelétricas, agrotóxicos e saúde humana e agricultura familiar estão entre os subtemas que receberam novas propostas.
O internauta, além de votar na importância de cada tema, pode sugerir outras ações e contribuir com as discussões levantadas pela campanha. A intenção é promover o debate público e democrático sobre assuntos que geralmente não estão contemplados nas campanhas eleitorais. As organizações estão agendando reuniões com os candidatos ao governo do estado para apresentar e discutir as propostas contidas no documento, com objetivo de exercer controle social sobre as políticas públicas.