‘Ópera Mirim’ une erudito ao lúdico e encanta crianças na Casa Vhida

Foto: Divulgação

Manaus – Suspenso por algumas cordas, um personagem perambula em um pequeno palco e conta uma jornada que fala sobre ser criança e a dificuldade de lidar com as emoções da infância. Assistindo ao espetáculo, os pequenos que são atendidos pela Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida – olham encantados, enquanto a marionete enfrenta os mais diversos obstáculos em direção ao amadurecimento. O evento é a primeira apresentação do “Ópera Mirim”, que estreou neste sábado (27/4). A programação faz parte do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO).


No espetáculo, a obra “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), do compositor e pianista francês Maurice Ravel (1875-1937), é apresentada em forma de teatro de marionetes pelo grupo Pequeno Teatro do Mundo, com os artistas Fabiana Barbosa e Fábio Retti, que manipulam 14 personagens. Unindo o erudito ao lúdico, o objetivo é facilitar o acesso à ópera aos pequenos e ao público em geral.

Foto: Divulgação

A coordenadora da Casa Vhida, Erika Amorim, destacou a parceria com a SEC para a realização do “Ópera Mirim” .” Neste sábado, realizamos um encontro de vivências com as famílias, e o Ópera Mirim agregou dentro do circuito de atividades que organizamos. Hoje, concentramos cerca de 150 pessoas, quase 80 crianças para ver o espetáculo. Foi muito bacana vê-los tão concentrados e felizes com o projeto. Agradecemos à SEC pelo apoio”.

Na cidade e no interior – O “Ópera Mirim” também será apresentado nos hospitais infantis Dr. Fajardo (no dia 29/4) e Joãozinho (4/5); nos municípios Santa Isabel do Rio Negro (17/5) e Benjamin Constant (18/5); no Centro de Educação em Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns (29/5); e no hall do Teatro Amazonas (5, 12 e 26/5).

“Hoje, foi uma experiência incrível poder mostrar a magia das marionetes para as crianças da Casa Vhida. A resposta delas e a troca que elas tiveram conosco foi mágica e esta foi só a primeira apresentação. Para nós é uma alegria enorme e uma honra poder participar da programação do FAO, e esperamos alcançar ainda mais pessoas”, declarou Fábio Retti, do grupo Pequeno Teatro do Mundo.

‘Ernani’– Após a estreia na sexta (26/4), no Teatro Amazonas, a ópera “Ernani”, de Giuseppe Verdi, será reapresentada neste domingo (28/4), às 19h. Baseada na obra de Victor Hugo, a peça conta a dramática história de amor de Ernani e Elvira e é apresentada em forma de concerto, em quatro partes, com o Coral do Amazonas e Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro.

 

Artigo anterior‘Abril Cultural Indígena’ leva esporte para a Ponta Negra
Próximo artigoAutônomo é morto por engano no São José 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui