TCEAM
Início Amazonas Operação na saúde e licenças simultâneas elevam clima de tensão no governo...

Operação na saúde e licenças simultâneas elevam clima de tensão no governo do Amazonas

Foto: Recorte

Avanço das investigações e licenças de Wilson Lima e Nayara Maksoud alimentam especulações políticas na capital.

MANAUS (AM) – A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagraram, nesta quinta-feira (16), a Operação Metástase, segunda fase da Operação Jogo Marcado, que investiga supostos desvios e pagamento de propina em contratos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).


A nova etapa da operação ocorre no mesmo período em que o governador Wilson Lima (União Brasil) se afastou temporariamente do cargo para realizar uma cirurgia no joelho. Durante sua licença, o vice-governador Tadeu de Souza responde pelo comando do Executivo estadual.

A secretária de Estado da Saúde, Nayara Maksoud, também solicitou 10 dias de licença, alegando motivos pessoais. O pedido foi protocolado na semana em que as diligências da operação foram intensificadas, o que gerou repercussão política e questionamentos públicos sobre o momento das ausências.

Avanço das investigações

Segundo o MPAM, as investigações identificaram que uma única família controlava várias empresas, participando de licitações fraudulentas e combinando valores com agentes públicos em unidades da rede estadual.

A apuração revelou que o esquema se estendia por diversas unidades de saúde gerenciadas pela SES-AM, com indícios de pagamento de propina e superfaturamento de contratos. Parte dos recursos sob investigação são de origem federal, o que motivou o apoio técnico da CGU.

A Operação Metástase cumpre 27 mandados de busca e apreensão e três prisões preventivas em Manaus e Joinville (SC). Também estão sendo aplicadas medidas como suspensão de servidores públicos, proibição de empresas de contratar com o Estado e bloqueio de bens que somam R$ 1,01 milhão.

Clima de tensão política

Fontes ouvidas por jornalistas da capital afirmam que a coincidência entre o avanço das investigações e as licenças das principais autoridades da área da saúde gerou mal-estar político dentro do governo e preocupação entre aliados.

Até o momento, não há confirmação oficial de que as ausências tenham qualquer relação direta com a operação. O governo do Amazonas informou que o governador está cumprindo agenda médica previamente agendada e que a secretária solicitou afastamento por motivos pessoais.

Denúncias

A CGU reforça que denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima pela Plataforma Fala.BR, selecionando a opção “Operações CGU” e informando o nome da operação e o Estado onde ela ocorre.

Fonte: gov

Artigo anteriorJovem tem dedo decepado após ser capturado por “Tribunal do Crime” no bairro Alvorada
Próximo artigoSemsa registra baixa adesão à mamografia e reforça campanha do Outubro Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.