Operação ‘Sexta-Feira 13’ prende 11 envolvidos com o tráfico de drogas

O nome da operação – “Sexta-feira 13” – é uma referência ao líder da quadrilha.
O nome da operação – “Sexta-feira 13” – é uma referência ao líder da quadrilha.
O nome da operação – “Sexta-feira 13” – é uma referência ao líder da quadrilha.

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã de ontem, sexta-feira (19), a operação “Sexta-Feira 13”, na Zona Oeste de Manaus, com o intuito de assegurar a presença do Poder Público e combater a criminalidade em resposta às denúncias realizadas pela população. As investigações duraram quatro meses, e resultou na prisão de 11 pessoas envolvidas com tráfico de drogas.

No decorrer da operação foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e seis mandados de prisão temporária por 30 dias, expedidos pelo juiz Francisco Pessoa Almada, da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).


A ação foi coordenada pelo Delegado Emerson Negreiros, Diretor de Polícia Metropolitana, bem como pela Delegada Suely Costa e Delegado Rodrigo de Sá Barbosa, Titulares da 4ª Seccional Oeste e 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), respectivamente. A ação contou com o efetivo de 60 Policiais Civis, entre delegados, investigadores, escrivães da capital, além de integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), com apoio do helicóptero da Polícia Civil, pilotado pelos Delegados Arthur Lyra e Sinval Barroso, componentes do Grupo de Operações Aéreas da instituição.

Em cumprimento a mandado de prisão preventiva, foi preso Dheison Vieira da Costa, 31, conhecido por “Jason”, na residência dele, localizada na rua São Marcos, bairro Nova Esperança. No local, os policiais ainda cumpriram o mandado de prisão temporária em nome de Rosilane Saldanha de Vasconcelos, 34, a “Rosinha”, companheira de Dheison. De acordo com as investigações, ele é indicado como líder do tráfico de drogas na Zona Oeste de Manaus, além ser foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde também cumpria pena por tráfico.

Na rua São José, no bairro Santo Antônio, os investigadores prenderam cumprindo mandado de prisão preventiva, Leandro Jerônimo Cidades, 29, conhecido por “Sexo”. Em outra casa, no beco União, mesmo bairro, foram presas Tamar Brito Pereira, 56, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, e Irene Santos da Silva, 45, que se encontrava no lugar no momento da abordagem e foi presa em flagrante.

O comerciante Marionilson Alves Saraiva, 27, o “Mario”, e a gerente do bar do qual é dono, Mariluce da Gama Mendonça, 34, foram presos na rua Santo Antônio, ainda no mesmo bairro. O comerciante foi preso em atendimento ao mandado de prisão temporária, já a sua funcionária foi presa em flagrante.

Ainda no bairro Santo Antônio, os Policiais Civis cumpriram mandados de prisão temporária em nome de Messias Souza da Silva Filho, 26, preso na rua Padre Francisco; Marta Simone da Silva Menezes, 45, encontrada na rua Evangelista Cabral; Frank Correia Rocha, 42, localizado na rua José Trados; e Marcio Vasconcelos Silva, 38, conhecido por “Talquinho”, preso na rua Lauro Bittencourt.

A operação resultou na apreensão de aproximadamente 370 gramas de substância entorpecente com aspecto de “skunk”, conhecida como super maconha; cerca de 200 gramas de material entorpecente com aparência de cocaína em pedra; 550 trouxinhas com características de cocaína em pó; uma pedra grande aparentando oxi; dois veículos, um modelo Renault Sandero, cor azul e placas JXV 9584, e um Celta, cor prata; seis celulares, um tablet, uma balança de precisão, R$ 574 em dinheiro e uma pistola 9 mm prateada com quatro projéteis.

Além de uma quantidade de drogas encontradas com “Jason”, também foi apreendida uma pistola calibre 9 mm com 15 munições intactas, furtada de dentro de uma viatura da Polícia Federal, na tarde de 5 de julho deste ano, do estacionamento de um supermercado localizado na avenida Coronel Teixeira, antiga estrada da Ponta Negra.

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje na sede do 5º DIP, a Delegada Titular da 4ª Seccional Oeste, Suely Costa, destacou a importância da ação e das prisões realizadas na operação.

“As investigações de quatro meses, resultaram na operação e nas prisões de todos os envolvidos nesse braço criminoso na Zona Oeste. A operação foi denominada ‘Sexta-Feira 13’, porque o nosso principal alvo é conhecido por ‘Jason’, que foi preso durante a ação e por ele possuir 13 mandados de busca e apreensão. Consideramos o resultado positivo, pois apreendemos drogas, dinheiro, armas, munições e veículos”, declarou Suely Costa.

“A partir de inúmeras denúncias da comunidade nós começamos a traçar uma linha de investigação, com isso, conseguimos desmontar toda a estrutura criminosa do nosso alvo principal, pois, ele é o líder do grupo, com ramificações em outros bairros da cidade. A Polícia Civil desempenha mais uma vez com êxito o seu papel, dando uma resposta positiva e efetiva para a comunidade”, ressaltou o Titular do 5º DIP, Delegado Rodrigo de Sá Barbosa, e responsável pelas investigações.

Mesmo que “Jason” tenha sido preso em cumprimento a mandado de prisão preventiva, ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico (Artigo 33 e 35, respectivamente, da Lei nº 11.343/06), porte ilegal de arma de fogo de uso restrito (Artigo 16 da Lei nº 10.826/03) e receptação (Artigo 180 do Código Penal Brasileiro – CPB). A companheira dele, Rosilane, foi autuada por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

Ainda durante a ação, dois homens que foram detidos e conduzidos à Delegacia, foram liberados após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Também foram autuados em flagrantes por tráfico de drogas e associação para o tráfico, Tamar, Irene e Mariluce. Messias foi flagranteado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Marta foi autuada por tráfico de drogas.

Ao término dos procedimentos cabíveis, as 11 pessoas presas serão encaminhadas à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde aguardarão julgamento.

Artigo anteriorPremiê escocês renuncia após derrota do movimento pela independência
Próximo artigoAtletas olímpicos e paralímpicos recebidos no Palácio do Planalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui