

Apresentado hoje, terça-feira (20), pelos Órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Plano Tático Integrado de Segurança para as Eleições 2016, no Amazonas, validado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e será aplicado em Manaus e nos demais 61 municípios do Estado.
O objetivo é que coibir os crimes eleitorais e manter a segurança nos locais de votação. Para a operação, serão aplicados o sistema de monitoramento e a integração dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O planejamento contempla ações para inibir propaganda eleitoral irregular, compra de votos, segurança de urnas e dos eleitores, bem como crimes de qualquer natureza durante o pleito.
O calendário prevê ações como o envio de tropas da Polícia Militar aos municípios a partir do dia 22 de setembro e a ativação do CICC no dia 1° de outubro em Manaus. As ações e o efetivo utilizado em cada município foram definidos em conjunto com o TRE-AM, a partir das necessidades dos municípios e zonas eleitorais.
De acordo com o coordenador da operação da SSP-AM, Coronel Oliveira Filho, todo sistema de monitoramento será aplicado no Plano. “O Centro Integrado de Comando e Controle atuará de forma efetiva durante a operação, com a tecnologia embarcada. Nós estaremos atuando com rádio comunicação, telecomunicação, mapas georefenciados, Plataformas de Observação Elevada, assim toda a potencialidade do Centro de Comando e Controle estará empenhada nesta operação”, afirmou.
Segundo o juiz presidente do pleito, Dr. Marcelo Vieira, o Plano apresentado contempla as demandas exigidas na eleição. “Vejo com muita tranquilidade o planejamento de segurança feito a partir das necessidades da capital e dos municípios. Penso que tudo que está sendo feito pelos órgãos de segurança nos dão a convicção, enquanto juízes eleitorais, de um pleito tranquilo”, disse.
O tenente-coronel Franclides Ribeiro, coordenador da operação da Polícia Militar na capital, destacou o trabalho integrado com as Forças Armadas. “Não tivemos grandes incidentes em 2014 e queremos manter esse padrão. Vamos ocupar, junto com as Forças Armadas, os locais de votação, sem perder a capacidade operacional”, afirmou.
As Forças Armadas atuarão no patrulhamento de zonas eleitorais de Manaus e algumas no interior, além de apoio logístico ao TRE no transporte de materiais, equipamentos e colaboradores do TRE que estarão atuando nos municípios. Após a entrega das urnas será montado policiamento de guarda pelo exército e PM nos locais de votação.

Participam da operação os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, DPTC, SSP-AM),Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SEMASDH; Sub Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Subsempab); Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU); Conselho Tutelar; Vigilância Sanitária de Manaus – VISA Manaus, entre outros.