Órgãos de Segurança apresentam Plano Integrado para eleições 2016 no AM

Órgãos apresentam Plano de Segurança para as eleições/Foto: Vitor Souza
Órgãos apresentam Plano de Segurança para as eleições/Foto: Vitor Souza
            Órgãos apresentam Plano de Segurança para as eleições/Foto: Vitor Souza

Apresentado hoje, terça-feira (20), pelos Órgãos das esferas Federal, Estadual e Municipal, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Plano Tático Integrado de Segurança para as Eleições 2016, no Amazonas, validado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e será aplicado em Manaus e nos demais 61 municípios do Estado.
O objetivo é que coibir os crimes eleitorais e manter a segurança nos locais de votação. Para a operação, serão aplicados o sistema de monitoramento e a integração dos órgãos que compõem o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). O planejamento contempla ações para inibir propaganda eleitoral irregular, compra de votos, segurança de urnas e dos eleitores, bem como crimes de qualquer natureza durante o pleito.


O calendário prevê ações como o envio de tropas da Polícia Militar aos municípios a partir do dia 22 de setembro e a ativação do CICC no dia 1° de outubro em Manaus. As ações e o efetivo utilizado em cada município foram definidos em conjunto com o TRE-AM, a partir das necessidades dos municípios e zonas eleitorais.

De acordo com o coordenador da operação da SSP-AM, Coronel Oliveira Filho, todo sistema de monitoramento será aplicado no Plano. “O Centro Integrado de Comando e Controle atuará de forma efetiva durante a operação, com a tecnologia embarcada. Nós estaremos atuando com rádio comunicação, telecomunicação, mapas georefenciados, Plataformas de Observação Elevada, assim toda a potencialidade do Centro de Comando e Controle estará empenhada nesta operação”, afirmou.

Segundo o juiz presidente do pleito, Dr. Marcelo Vieira, o Plano apresentado contempla as demandas exigidas na eleição. “Vejo com muita tranquilidade o planejamento de segurança feito a partir das necessidades da capital e dos municípios. Penso que tudo que está sendo feito pelos órgãos de segurança nos dão a convicção, enquanto juízes eleitorais, de um pleito tranquilo”, disse.

O tenente-coronel Franclides Ribeiro, coordenador da operação da Polícia Militar na capital, destacou o trabalho integrado com as Forças Armadas. “Não tivemos grandes incidentes em 2014 e queremos manter esse padrão. Vamos ocupar, junto com as Forças Armadas, os locais de votação, sem perder a capacidade operacional”, afirmou.

As Forças Armadas atuarão no patrulhamento de zonas eleitorais de Manaus e algumas no interior, além de apoio logístico ao TRE no transporte de materiais, equipamentos e colaboradores do TRE que estarão atuando nos municípios. Após a entrega das urnas será montado policiamento de guarda pelo exército e PM nos locais de votação.

Plano apresentado tem o aval do TRE-AM/Foto: Vitor Souza
Plano apresentado tem o aval do TRE-AM/Foto: Vitor Souza

Participam da operação os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran-AM, DPTC, SSP-AM),Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SEMASDH; Sub Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento  (Subsempab);  Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU); Conselho Tutelar; Vigilância Sanitária de Manaus – VISA Manaus, entre outros.

Artigo anteriorJuiz Moro aceita denúncia e Lula vira réu na Operação Lava Jato
Próximo artigoJustiça derruba cobrança de ICMS sobre serviços de internet no AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui