Órgãos municipais organizam estratégias de ação para o Outubro Rosa

Foto: Divulgação

Órgãos da estrutura municipal começaram a definir as estratégias de atuação para o Outubro Rosa – movimento mundial para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, tratamento precoce e combate ao câncer de mama e de colo uterino. Neste período, monumentos e prédios históricos são iluminados na cor rosa para sensibilizar as mulheres sobre os fatores de risco e para estimular os cuidados

Em Manaus, o lançamento do Outubro Rosa 2017 acontecerá no dia 2/10, no Paço da Liberdade, localizado na rua Gabriel Salgado, Centro, na zona Sul, com a iluminação, às 17h, do prédio. Nos arredores do espaço será instalado também um palco, com estrutura de som e iluminação.

Toda a programação do Outubro Rosa local é de responsabilidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, que tem como presidente a enfermeira Marília Muniz. Este ano, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, será a madrinha da campanha.

Foto: Divulgação

Além do prédio do Paço, a sede da Prefeitura e o Complexo Turístico Ponta Negra, ambos na zona Oeste, também serão iluminados de rosa. Serão realizadas ainda ações de conscientização e sensibilização com a distribuição de material educativo pelos profissionais da rede municipal de saúde.

Ação integrada

A programação de abertura contará com a integração de órgãos municipais. Além da Guarda Municipal que estará protegendo o patrimônio público, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estarão na área orientando no fluxo de veículos.

Agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuarão na área com equipes de varrição e a colaboração das cooperativas de catadores, antes e depois do evento. A Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab), estrutura vinculada a Casa Civil, também estará presente com seus fiscais que estarão organizando os ambulantes no entorno do Paço.

Outras

Várias ações estão programadas para o Outubro Rosa. Grande parte delas ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo de todo o mês de outubro.

No Centro, as galerias populares dos Remédios e Espírito Santo, em parceria com a Rede Feminina, realizarão ações de conscientização e palestras com o tema “Os fatores externos dos riscos de câncer”. A primeira ação acontece no dia 4/10, na Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão. Na Galeria Espírito Santo, na rua 24 de maio, a programação será no dia 11/10. As duas ações terão início às 8h, com palestra aberta ao público às 15h.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão oferecendo duas semanas de atendimento nas Unidades Móveis de Saúde para as beneficiárias do Programa Bolsa Família, na sede da Semmasdh. A data dos atendimentos ainda será divulgada.

No dia 25/10, a campanha Outubro Rosa será encerrada com a Corrida das Vitoriosas, às 18h, na Ponta Negra.

Histórico

O Outubro Rosa é celebrado anualmente. O movimento teve início nos Estados Unidos da América (EUA), na década de 90, para sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate e cuidados em relação ao câncer de mama, tipo de câncer que lidera nas mulheres com a doença em todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui