SESI Amazonas é destaque em SST com a empresa Brudden

Foto: Divulgação

Ações de prevenção em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) da empresa Brudden da Amazônia Ltda serão destaques em campanha nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no mês de setembro. A campanha tem por objetivo mostrar para todo o Brasil as experiências adquiridas pelas indústrias com os serviços oferecidos pelo SESI e SENAI e, no Amazonas, com destaque para o serviços de Ergonomia do programa Segurança e Saúde do Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), que há 7 anos trabalha lado a lado com a empresa, com os serviços de Assessoria e consultoria em ergonomia, Análise ergonômica, e programas PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).


O SESI trabalha para que a empresa implemente corretamente as recomendações ergonômicas em conformidade com a Norma Regulamentadora 17 (NR17), entre outras normas necessária para um bom desempenho da empresa, disse a psicóloga, especialista em ergonomia do SESI Amazonas, Marilene da Costa, ao destacar que a empresa Brudden, desde sua implantação em Manaus, em 2000, consegue manter sempre os menores índices sobre o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), por ser uma empresa prevencionista, preocupada com a saúde, segurança, conforto e o bem-estar de seus trabalhadores.

Foto: Divulgação

“Vários gestores desconhecem sobre o FAP e NTEP, e por falta desse conhecimento, deixam que acidentes aconteçam em suas empresas. As empresas não trabalham com a prevenção, podendo alcançar o índice mais alto nas suas contribuições previdenciárias, sem ao menos saber o motivo. Quando a empresa trabalha com a prevenção, evita transtornos com seus trabalhadores e ainda é beneficiado economicamente”, explica a presidente do Comitê de Ergonomia e gerente administrativa da Brudden, Maria Keiko Furuie.

De acordo com Keiko, o FAP e NTEP são instrumentos que influenciam o valor final da contribuição de cada empresa ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para fins de Segurança do Trabalho, gerando lucro ou prejuízo para a empresa. Keiko explica que o FAP é ummultiplicador, atualmente calculado por estabelecimento, que varia de 0,5000 a 2,0000, a ser aplicado sobre as alíquotas de 1%, 2% ou 3% da tarifação coletiva por subclasse econômica, incidentes sobre a folha de salários das empresas para custear aposentadorias especiais e benefícios decorrentes de acidentes de trabalho.

A Brudden por ser uma empresa com grau máximo de risco a acidentes do trabalho tarifa em 3% sobre a folha, multiplicado a 0,5000 por não ter nenhum evento de acidente de trabalho, sendo bonificada com a redução de 50% da alíquota.

SESI atua na prevenção de doenças

Além de amenizar os riscos e a alíquota do FAP e NTEP, o SESI também tem como um de seus objetivos reduzir ocorrências de lesões e traumas, e as doenças do sistema osteomuscular, 29,43% e 18,70%, respectivamente, em crescimento nas empresas, de acordo com dados publicados pela Revista Cipa, de outubro de 2016, com base nas informações do site da Previdência Social, 1º trimestre de 2016.

Foto: Divulgação

A Brudden possui em sua empresa o Comitê Ergonômico, formado por cinco trabalhadores, líderes de suas áreas, capacitados e orientados mensalmente pela equipe ergonômica do SESI Amazonas, no qual apresentam as possíveis inconformidades encontradas à equipe do SESI que, de acordo com o problema, inicia o trabalho de pesquisa por meio do Inventário e Análise ergonômica para solucionar as inconformidades, que pode ser ergonômica ou não, de acordo com a psicóloga.

Outra atividade realizada pela equipe ergonômica na Brudden é o Treinamento de manuseio de cargas, que atende à Norma Regulamentadora 17 (NR-12), dentro do serviço de Assessoria em ergonomia, realizado pela fisioterapeuta especialista em ergonômica do SESI, Dália Diniz. O serviço é oferecido periodicamente com acompanhamento nos postos de trabalho pela profissional.

O SESI também desenvolveu com os trabalhadores da Brudden a prática do DDS (Diálogo Diário de Segurança), no qual os empregados param por 10 minutos, manhã e tarde, e dialogam sobre assuntos direcionados ou não aos serviços realizados, que possam contribuir no dia a dia, dentro e fora da empresa, abordando assuntos como ergonomia, saúde e segurança no trabalho, Cipa, entre outros.

“Os cuidados em ergonomia permeiam a vida diária do Individuo, para o trabalhador essa consciência deve ser passada, pois a prevenção postural deve ser aplicada não apenas no local de trabalho, mas também em seu dia a dia em casa”, frisou Marilene.

A equipe de Ergonomia do SESI atende às empresas Arosuco, Gera Energia, Arcoma, ARC, Berlanda, Bertolini, Challenger, FEDEX, MK Eletrodomésticos e SC Transporte, Corprint, Ventos Arc e Aroma, entre outras.

O SESI possui ainda, entre outros serviços na área de SST, os serviços de consultoria em Cipa, Serviços de assessoria e consultoria em segurança do trabalho, Serviços de assessoria e consultoria em alimentação e nutrição, Ações educativas em ergonomia, Avaliação da qualidade do ar, Avaliação de agentes químicos, físicos e ergonômicos, Orientação e avaliação psicossocial, assim como exames específicos.

 

Artigo anteriorCaipira na Roça representa o AM no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas
Próximo artigoÓrgãos municipais organizam estratégias de ação para o Outubro Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui