
TRÊS ANOS DE LAVA JATO E ME PASSA PELA CABEÇA A DÚVIDA: VIVEMOS NA REPÚBLICA DOS INOCENTES OU COMO ENTENDE O GRANDE CORRUPTO SENADOR JUCÁ, NA REPÚBLICA DA SURUBA? – A operação lava jato foi a maior ação de combate ao crime organizado na administração pública do Brasil, e do mundo, e que completa hoje três anos.
Este tempo de duração produziu uns dados ninteressantes, que merecem destaque: R$10,1 bilhões de valores recuperados ou em processo de recuperação; R$3,2 bilhões de bens dos corruptos bloqueados pela justiça; 198 prisões; 328 pessoas denunciadas entre a primeira instância e o Supremo Tribunal Federal; 89 réus condenados pelo juiz Sérgio Moro. Apesar destes números, contudo, nenhum dos que estão presos praticou qualquer ato lesivo ao patrimônio público, o que significa que todos estão no cárcere de forma injusta, porque são “inocentes”.

Assim também são todos inocentes os que estão ainda em liberdade, mas já denunciados na primeira instância e no STF, inclusive o ex-presidente Lula, que o coordenador do grupo de procuradores que atuam na operação, denominou de chefe da organização criminosa que assaltou os cofres da petrobrás. Este, além de “inocente” é a figura humana mais honesta do mundo., como ele propaga pelos quatro cantos do planeta terra.
Com discurso oportunista e populista da pior qualidade, ele segue enganando os que lamentavelmente não têm uma visão sem sofismas para fazer uma leitura correta da atual realidade política brasileira. Sabemos que essas figuras de atuação deletéria na política não têm nada de inocentes.Portanto, é mais coerente que adotemos o pensamento do indecente senador Jucá, que considera que estamos vivendo na república da suruba,inclusive com esse ridículo foro privilegiado, que divide o país em cidadãos de primeira e segunda classe. Os meus poucos leitores que decidam em que república estamos. Eu já decidi.(Raimundo Silva é Advogado e Escritor)