Uma nova rodada de negociação entre professores e o governo do Estado pode pôr fim à greve dos trabalhadores. A conversa está marcada para a próxima quarta-feira (20).
De acordo com Alberto Andrade, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), todos os esforços estão sendo feitos para que o impasse seja resolvido.
“Nós estamos insistentemente cobrando do governo do Estado uma negociação. É lamentável que o governo passe três semanas com categoria em greve, com as portas fechadas, de costas para a educação e o povo do Pará”, disparou Alberto criticando a viagem do governador Simão Jatene feita no final de semana.
Antes da conversa de quarta, os professores vão acompanhar na terça-feira (19), no Tribunal de Justiça do Estado (TJ/PA), o julgamento dos descontos pelos dias parados considerados ilegais pela categoria.
Para o secretário, embora haja a predisposição para o diálogo, não será possível abrir mão de alguns pontos.
“Sem as condições mínimas de trabalho, sem as condições mínimas de segurança jurídica em relação a nossa jornada, em relação às reformas, em relação ao não desconto fica muito difícil para a categoria tomar uma posição que ponha fim ao impasse”, frisou.
A reforma estrutural das escolas, a remuneração com uma carga-horária compatível sem perda de salários são outros pontos tidos como de suma importância pela categoria para que as negociações avancem.
(DOL)