PAC realiza ação para emissão de 1ª via de RG para jovens de Parintins

Foto: Divulgação/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), responsável pelo gerenciamento dos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), realizou na manhã desta sexta-feira (09/07) uma ação para emissão de 1ª via de Carteira de Identidade (RG) para adolescentes do Ensino Médio regular e do Centro Tecnológico Rural, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Além de reforçar a cidadania, a atividade viabiliza a documentação básica a esses alunos que estão prestes a ingressar no Ensino Superior, por meio da inscrição em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foto: Divulgação/Sejusc

A secretária titular da Sejusc, Mirtes Salles, ressalta a importância de promover ações de cidadania para beneficiar os municípios que possuem unidades dos PACs no interior do Amazonas.

“É direito de todos obter os serviços de cidadania, principalmente ter a nossa identificação registrada em documento. É importante destacar que os serviços dos PACs da capital e do interior, visam de maneira mais acessível possível que a população tenha a emissão de sua documentação. Isso mostra o compromisso social do Governo do Amazonas para com toda a população”, disse a gestora.

Foto: Divulgação/Sejusc

De acordo com a gerente do PAC de Parintins, Áurea Vieira, os próprios professores incentivam a emissão da documentação para posterior acesso ao Ensino Superior.

“Quando esses alunos saem do terceiro ano, eles perdem o vínculo com a escola e muitos deles não querem mais estudar. Por isso, os professores estão vindo ao PAC com os adolescentes para tirarem a Carteira de Identidade e ao retornarem para a instituição, eles (professores) fazem a inscrição dos alunos para os vestibulares e Enem”.

PACs – Ao todo, a Sejusc coordena 13 unidades do PAC, sendo nove na capital e quatro em outros municípios: Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru e Parintins. A primeira unidade do PAC foi inaugurada no dia 20 de março de 1998, no bairro São José, na zona leste de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui