Palacete Provincial receberá exposições na ´Semana Nacional de Museus´

Artistas ultimam preparativos/Foto: Divulgação

Duas novas exposições serão inauguradas, em Manaus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio, e durante a Semana Nacional de Museus.


A primeira delas “Paisagens Culturais: Manaus Histórica”, será inaugurada amanhã, terça-feira (17), às 09h00, no Museu de Numismática Bernardo Ramos, no Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, e a segunda, intitulada “Restaurar”, será aberta na quarta-feira (18), às 13h00, no andar térreo do Palacete Provincial.

A exposição “Paisagens Culturais: Manaus Histórica” reúne no Palacete Provincial o acervo do Museu de Numismática, Museu Tiradentes, Exposição de Arqueologia, Museu da Imagem e Som e Pinacoteca do Estado, e apresenta em uma única exposição obras de artes, fotografias antigas, cartões postais, peças arqueológicas e medalhas que fazem referência à Manaus Histórica. “É uma oportunidade para contemplar a beleza da cidade através da sua história e seu significado para o desenvolvimento do Amazonas”, explica a curadora Cléia Vianna.

Já a exposição “Restaurar” apresentará o resultado do trabalho do Ateliê de Restauro nos falsos Gobelins do Teatro Amazonas, na escultura de São Jorge de 1,42×0,80, no painel comemorativo de Da Silva para o evento do 40º aniversário da CLT, realizado na Delegacia Regional do Trabalho da 5ª Região, de 1983, além de fotografias do Bebedouro, monumento histórico recentemente restaurado e devolvido ao município Humaitá.

Os falsos Gobelins do Teatro Amazonas foram executados com o propósito de imitar a tapeçaria, arte de combinar fios de diversas cores com o intuito de imitar a pintura. Os mesmos consistem em painéis artísticos executados na técnica de pintura com têmpera a ovo sobre tecido lonado. As obras foram encomendadas ao artista italiano Domenico De Angelis em 1897 para compor o ambiente suntuoso do salão nobre, com o intuito de fazer alusão claramente à tapeçaria tradicional francesa Gobelin, esta criada no século 17. As peças do Teatro Amazonas, por serem confeccionadas na técnica da pintura e não em tear com lã ou seda, foram então chamados de falsos Gobelins.

“As duas exposições carregam um sentindo especial para a história do Amazonas. Temos o compromisso e a responsabilidade de resgatar e manter nossos acervos, na sua mais perfeita integridade, para que a população possa contemplar sua própria história. Com isso, nos sentimos honrados em devolver à sociedade mais um patrimônio do qual ela é proprietária”, comenta o secretário de Cultura, Robério Braga.

O fino trato no trabalhos para a exposição/Foto: Divulgação
O fino trato no trabalhos para a exposição/Foto: Divulgação
Artigo anteriorLeis aprovadas não são aplicadas por falta de fiscalização, diz Deputado
Próximo artigoFiat Palio sai de linha após duas décadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui