Pará está em 1º lugar na região Norte em geração de empregos

Em todo o estado, foram cerca de 10 mil novos postos de trabalho preenchidos/Foto: Divulgação

O estado do Pará agora é o primeiro colocado no ranking de geração de empregos na região Norte do país e ocupa o oitavo lugar entre todos os estados do Brasil, de acordo com estudo desenvolvido pelo escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Ministério da Economia e divulgado no fim de agosto de 2020.

Os dados ainda apontam que, em agosto, o Pará teve cerca de 10 mil novos postos de trabalho ocupados, levando em conta a quantidade de admitidos e demitidos, o que deixa o local com saldo de empregos positivo.

Em 2019, no mesmo período, também foi registrado aumento no número de cidadãos empregados dentro da formalidade, porém o aumento deste ano foi 40% maior do que no ano passado, que teve cerca de 6 mil novos empregados.

Municípios líderes em geração de emprego

Dentro do Pará, o destaque vai para Parauapebas e Belém – os dois municípios mais ricos do estado e líderes em geração de emprego, com mais de mil novas vagas cada em agosto, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.

Castanhal, com 711 novas vagas completas, Canaã dos Carajás, com 689, Barcarena (448), Pacajá (440), Marabá (428), Tomé-Açu (368), Tailândia (319) e Santarém (286) são os outros oito municípios com maior número de pessoas que saíram do desemprego.

Na contra-mão está Dom Eliseu, que apresentou maior índice de demissões (- 84), seguido por Santana do Araguaia (-76), Moju (-38), Cumaru do Norte (-20), Rio Maria (-17), Santo Antônio do Tauá, Santa Bárbara do Pará e Curuá (-13 cada), Belterra (-12) e Salvaterra (-11).

Oportunidades

A grande taxa de geração de emprego vem da quantidade de oportunidades que estão surgindo no estado. Apenas para cargos públicos, sem contar com vagas em empresas privadas, há seis concursos abertos, que contabilizam juntos mais de 3 mil vagas em diferentes prefeituras e no instituto Ideflor-bio.

Há ainda mais 18 processos seletivos previstos para o fim de 2020 e 2021 – entre eles, o concurso PM PA, para a Polícia Militar, o concurso para o Ministério Público de Contas, Detran e Polícia Federal. De acordo com as informações divulgadas até o momento, as remunerações podem ir até R$ 14 mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui