Paramunicipíadas e Municipíadas 2023 iniciam com competições individuais e coletivas

Foto: Matheus Perdiz/ Semed

Começou oficialmente nesta sexta-feira, 24/11, os jogos da 6ª edição das Paramunicipíadas da rede municipal e da 24ª edição das Municipíadas, realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na Vila Olímpica de Manaus, aconteceram as modalidades de atletismo e futsal.


Neste ano, há duas modalidades nas Paramunicipíadas: atletismo e natação. A primeira aconteceu, nesta sexta-feira, 24/11, na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus, e foi disputada nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos gêneros masculino e feminino.

Nesta sexta-feira, 24/11, aconteceu a última etapa do atletismo das Municipíadas, mas ainda tiveram as disputas de futsal e badminton na pista de atletismo da Vila Olímpica, na escola municipal Maria das Graças e na escola municipal Cândido Honório, respectivamente.

Foto: Matheus Perdiz/ Semed

“As Paramunicipíadas acontecem junto com as Municipíadas. Elas proporcionam o desporto e, assim, contribuímos na inclusão e uma proposta de esporte para todos. E, hoje, é um dia de muita alegria para nós, porque estamos fazendo uma linda festa com fechamento do atletismo das Municipíadas, com disputas simultâneas das Paramunicipíadas”, frisou o coordenador de Esportes, da Semed, Ronnie Melo.

Ambas as competições têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos, além de favorecer as relações socioafetivas, promovendo a inclusão social e respeitando os limites dos competidores.

Richard Costa Campos, de 14 anos, do 8º ano do ensino fundamental, da escola Magnólia Frota, campeão brasileiro de jogos escolares nacionais dos 80 metros rasos, na corrida de pista, foi um dos competidores de atletismo das Paramunicipíadas. O aluno tem deficiência intelectual, com destaque na corrida. Segundo ele, é sempre uma emoção correr em um evento esportivo.

Foto: Matheus Perdiz/ Semed

“Pode até parecer comum, mas não é, porque, para mim, é sempre um momento único e que me traz grande alegria, porque posso demonstrar que a habilidade que tenho nesse esporte rompe até minha deficiência”, frisou Richard.

Pelas Municipíadas, participou a aluna Cibelly Ribeiro, de 12 anos, do 6º ano do ensino fundamental, da escola municipal Gilberto Rodrigues, localizada no bairro Viver Melhor, zona Norte. Para ela, a iniciativa é positiva, porque pode incentivar o surgimento de atletas que estão no anonimato nas escolas de Manaus.

“Tenho certeza de que daqui podem surgir grandes atletas para representar a nossa cidade em eventos esportivos importantes locais e nacionais. Eu, como aluna, apoio bastante as Municipíadas”, disse a aluna.

Foto: Matheus Perdiz/ Semed

E os jogos seguem. A última disputa das Paramunicipíadas será, na quarta-feira, 29/11, com a prova de natação, na escola municipal André Vidal de Araújo, no bairro Parque 10 de Novembro.

Nas Municipíadas ainda, terão as modalidades de jiu-jitsu, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, em dias e lugares alternados.

Artigo anteriorThiago Gagliasso presta queixa contra Ludmilla após acusação de racismo
Próximo artigoAmazonas realiza o pagamento simultâneo das subvenções de juta e malva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui