Parceria busca ampliar atendimento aos pacientes com autismo, no AM

Unidade Hospitalar do Exército, em Manaus/Foto: Arquivo
Unidade Hospitalar do Exército, em Manaus/Foto: Arquivo
Unidade Hospitalar do Exército, em Manaus/Foto: Arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e Hospital do Exército, estudam parceria para ampliar o atendimento, na rede pública, aos pacientes com autismo e com paralisia cerebral.

O assunto foi discutido ontem (14), em reunião relizada no Centro de Fisioterapia do Exército, no bairro de São Jorge, local inaugurado há um mês, por iniciativa do deputado estadual Sidney Leite (PROS), líder do governo na ALEAm, da qual participaram o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, membros de associações e institutos ligados à qustão, e o diretor do Centro de Fisioterapia e Coleta de Sangue do Exército, Coronel Francisco Cerqueira.


Através da parceria, o Hospital do Exército poderá disponibilizar atendimento especializado em fisioterapia, utilizando o método Therasuit, sistema de exercícios com cordas elásticas, que fortalece os músculos, melhorando a coordenação motora. Os exercícios estimulam as habilidades funcionais, o equilíbrio e a coordenação e integração sensório-motora. O grande objetivo é promover o movimento independente do paciente.

O Centro de Fisioterapia e Coleta de Sangue do Exército possui o único profissional no Amazonas especializado nesse tratamento. “A união de forças entre o Exército e o Governo é importante para que as crianças autistas e com paralisia cerebral tenham tratamento especializado”, afirmou Wladijane Melo, representante do clube de mães de autistas e pessoas com paralisia cerebral.

O encontro é resultado de audiência pública ocorrida no mês de junho, na ALE. “Estamos buscando todas as esferas que possam contribuir com essa discussão, no sentido de ampliar o atendimento integral a essas pessoas, inclusive na área de educação. São grandes as dificuldades enfrentadas pelas mães, por exemplo, para adequar o filho na escola regular. Temos que discutir e garantir melhorias”, destacou o deputado, que é presidente da Comissão de Educação da ALE-AM.

Caso seja aprovado o convênio entre Susam e Exército, a população será a grande beneficiada. “Hoje, o Centro de Fisioterapia atende apenas militares e seus dependentes. Firmada a parceira, poderemos abrir o espaço, também, para os pacientes civis”, destacou o gestor do Centro, Coronel Francisco Cerqueira. O secretário Wilson Alecrim disse que irá estudar a melhor forma de parceria a ser adotada.

Artigo anteriorCMM aguarda notificação do TCE sobre suspensão do uso da Ceap
Próximo artigoSegurança na berlinda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui