Parceria entre Idam e Ambev incentiva o cultivo de guaraná em Maués

Foto: Reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) encerrou hoje (14/03) a entrega de 20 mil mudas de guaraná para agricultores familiares do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). A entrega contemplou um total de 100 famílias de sete comunidades da região e é produto de uma parceria entre o Instituto e a Ambev.


Foto: Divulgação/Idam

“Essa ação visa manter viva a cadeia produtiva do guaraná e o fornecimento do produto para a indústria de refrigerantes, bem como para o consumo in natura, o que faz gerar oportunidades ao produtor e benefícios ao município, já que o guaraná de Maués é um produto de alto valor agregado e o principal gerador de emprego e renda local”, comentou Pedro Jorge, engenheiro agrônomo da unidade local do Idam em Maués.

Pedro ressaltou ainda que a ação utilizou como critério de acesso a posse de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a posse de um terreno adequado para receber as mudas para o transplantio imediato.

Foto: Divulgação/Idam

O objetivo é beneficiar o produtor familiar com material selecionado e de alta produtividade, além de lhe assegurar o apoio direto do Idam através de assistência técnica.

Segundo o engenheiro, com a conclusão do ciclo de entregas, toda a produção poderá ser comercializada com a Ambev, por intermédio de uma associação de produtores, como em comum acordo, a um preço-base de R$ 24,30 por quilograma.

Artigo anteriorPrefeito confirma 40º Festa de Aniversário de Rio Preto da Eva sem uso de máscaras
Próximo artigoMaratona aquática reúne mais de 80 atletas em aldeia indígena sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui