TCEAM
Início Amazonas Parintins abre JEAs 2026 com espetáculo que une esporte, tecnologia e cultura...

Parintins abre JEAs 2026 com espetáculo que une esporte, tecnologia e cultura popular

Foto: Pedro Coelho - SECOM

Parintins foi palco de uma abertura marcante da 47ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), com a realização da Seletiva do Polo III, que reúne municípios da região do Baixo Amazonas. O evento começou nesta segunda-feira (20), reunindo mais de mil estudantes-atletas de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e da própria cidade anfitriã, em uma celebração que destacou a união entre esporte, tecnologia e cultura popular.

A cerimônia de abertura, realizada na Arena Olímpica Rubem dos Santos, foi promovida pela Prefeitura de Parintins, por meio das secretarias de Juventude, Esporte e Lazer e de Educação. Autoridades locais e representantes das delegações participaram do evento, que também contou com grande participação do público.


Foto: Pedro Coelho – SECOM

O prefeito Mateus Assayag destacou a importância dos jogos como ferramenta de transformação social e incentivo ao desenvolvimento de novos talentos esportivos. Segundo ele, além de promover integração entre os municípios, a competição representa a realização de sonhos para muitos jovens atletas da região.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o acendimento da tocha olímpica, realizado com recursos tecnológicos e efeitos especiais. A cerimônia ganhou ainda mais identidade local com a participação dos bois Caprichoso e Garantido, símbolos da cultura parintinense, que deram um toque folclórico à celebração.

Foto: Pedro Coelho – SECOM

Além do espetáculo, a abertura também prestou homenagem a antigos professores de Educação Física, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais na formação esportiva ao longo das décadas.

Parintins participa da seletiva com a maior delegação entre os municípios, somando 261 integrantes. A cidade, atual campeã regional, busca o bicampeonato e conta com apoio logístico e estrutural da prefeitura para garantir boas condições aos atletas, incluindo aqueles vindos da zona rural.

Foto: Pedro Coelho – SECOM

As competições seguem até o dia 25 de abril, com disputas em modalidades como futsal, handebol, voleibol, basquete, atletismo, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa. Os classificados avançam para a fase final dos JEAs 2026, prevista para julho, em Manaus.

Considerada a maior competição escolar do estado, os Jogos Escolares do Amazonas devem mobilizar mais de 11 mil atletas em todo o interior, reforçando o esporte como instrumento de inclusão, saúde e educação.

Artigo anteriorLula afirma que Brasil quer protagonismo global na transição energética em feira na Alemanha
Próximo artigoTráfego na ponte sobre o rio Autaz Mirim, na BR-319, será liberado dia 27

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.