TCEAM
Início Amazonas Parintins participa da atuação de aeronaves do Prevfogo no enfrentamento aos incêndios...

Parintins participa da atuação de aeronaves do Prevfogo no enfrentamento aos incêndios florestais

Foto: Stephany Farias SEDEMA/ SECOM

Prefeitura Municipal de Parintins realizou uma visita ao aeroporto Júlio Belém, em Parintins, para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento das aeronaves do Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que reforçam as ações de combate aos incêndios florestais na região da Vila Amazônia.

Durante a visita, o secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, conheceu os modelos das aeronaves, a capacidade de armazenamento de água e a dinâmica das operações aéreas, que atuam de forma integrada com as equipes terrestres do Prevfogo mobilizadas na Vila Amazônia.


Foto: Stephany Farias SEDEMA/ SECOM

De acordo com o comandante Henry Gaion, a operação conta com quatro aeronaves do modelo Air Tractor, de fabricação norte-americana. Duas possuem capacidade para transportar aproximadamente 3.100 litros de água, enquanto as outras duas comportam entre 1.800 e 2.000 litros. Cada aeronave pode realizar até 16 voos por dia, totalizando uma média de 150 mil a 160 mil litros de água utilizados diariamente nas operações.

Até o momento, as quatro aeronaves realizaram 972 lançamentos, totalizando aproximadamente 2.013.600 litros de água despejados sobre as áreas atingidas pelos incêndios. Os dados estão distribuídos entre dois modelos Air Tractor 802, responsáveis por 432 mil e 660 mil litros, e dois Air Tractor 502, que contabilizam 392,4 mil e 529,2 mil litros, respectivamente.

Foto: Stephany Farias SEDEMA/ SECOM

As aeronaves trabalham de forma coordenada, geralmente em duplas. Enquanto uma realiza o lançamento de água sobre a área atingida, a outra atua na sequência, reforçando a operação de rescaldo. As coordenadas dos locais de atuação são repassadas pela equipe terrestre do Prevfogo, que acompanha os focos de incêndio e orienta os pontos onde os lançamentos devem ser realizados. Após essa etapa, os brigadistas em solo dão continuidade ao combate até a extinção do fogo.

Segundo Wescley Tavares, a integração entre as equipes é fundamental para fortalecer as ações de enfrentamento aos incêndios, especialmente na região da Vila Amazônia, onde estão concentrados os principais focos.

O secretário também destacou o apoio logístico prestado pela Prefeitura de Parintins desde a chegada das equipes do Prevfogo ao município e reforçou o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo, ressaltando que a prevenção é uma responsabilidade de todos. “É um dever nosso, enquanto poder público, e também da população, não atear fogo. Precisamos reforçar esse alerta, principalmente, diante dos incêndios que vêm ocorrendo nos últimos dias”, destacou Wescley.

A Prefeitura de Parintins segue acompanhando e prestando apoio às ações desenvolvidas pelo Prevfogo/IBAMA, fortalecendo a atuação integrada no enfrentamento aos incêndios florestais e na proteção ambiental do município.

Artigo anteriorVenezuelano é preso após tentar matar empresário a tiros na Compensa
Próximo artigo“Tarcisice”: denúncia questiona empresa de filho de governador registrada no Palácio dos Bandeirantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.