Parque do Mindu terá quarta edição do Dia “D”

Foto: Divulgação / Semmas / arquivos

O Parque Municipal do Mindu será palco de mais uma ação de sensibilização e voluntariado realizada pela Prefeitura de Manaus em parceria com a empresa Keihin da Amazônia. Será a quarta edição do “Dia D – Todos Contra os Resíduos Sólidos”, que acontecerá no próximo dia 28/10, a partir das 9h, reunindo voluntários de diversas instituições com a finalidade de promover um grande mutirão de limpeza das margens do Igarapé do Mindu, no trecho que corta o parque.


A ação integra o Programa de Gerenciamento de Resíduos Flutuantes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), gestora do Parque. Além dos colaboradores da Keihin, participarão alunos e professores de instituições de ensino, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Estácio do Amazonas, Fametro, Nilton Lins e Uninorte.

Foto: Divulgação / Semmas / arquivos

O parque recebe toneladas de resíduos que são trazidas pelo curso d’água, resultado da ação do homem, que descarta irregularmente seus resíduos nas ruas e igarapés da cidade. Arrastados pelas chuvas, esses resíduos acabam sendo carreados para o curso d’água principal. Segundo o secretário da Semmsas, Antonio Nelson de Oliveira Junior, os parques e unidades de conservação da Prefeitura de Manaus estão sempre abertos para as parcerias que estimulem as ações de voluntariado e conscientização ambiental.

“Lamentavelmente, todos os anos a situação se repete com toneladas de resíduos acumuladas nas bordas do igarapé, dentro do Parque do Mindu, expondo essa dura realidade ainda vigente na nossa cidade, mas é importante ver que o número de participantes aumenta a cada ano”, afirma o secretário.

Foto: Divulgação / Semmas / arquivos

A iniciativa contará com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), que fornecerá as bags para a colocação dos resíduos coletados e fará a destinação dos mesmos. O gestor do parque, José Feitoza, explica que a ação funciona como um momento de reflexão para quem participa.

“Nosso desafio maior é mudar comportamentos a partir da experiência de ver o quanto a ação do próprio homem pode ser danosa para a natureza”, afirma. A estimativa do gestor é de que mais de 1.000 pessoas participem da ação.

As edições anteriores ocorreram em 2013, 2015 e 2016, a partir do início da gestão do prefeito Arthur Virgílio. Periodicamente a prefeitura realiza a limpeza do trecho do igarapé do Mindu que fica dentro do Parque e o Dia D tem caráter didático para os alunos das instituições de ensino com os quais a Semmas mantém firmados termos de cooperação.

A Keihin Tecnologia é uma empresa multinacional japonesa, fabricante de peças para o mercado de motocicletas e automóveis. No Brasil começou suas atividades em 2000. Atualmente a empresa conta com um quadro de 293 colaboradores e tem como foco a preocupação com o meio ambiente, produzindo peças ecologicamente corretas e realizando ações socioambientais.

Artigo anteriorDeputado pede CPI para acabar com “esquemas” na Susam
Próximo artigoUEA inaugura primeira biblioteca com autoatendimento do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui