Pentecostes – Festa Móvel – 50 Dias após a Páscoa – Por Raimunda Gil Schaeken

Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

“Enviai vosso Espírito Santo, Senhor, e renovai toda a face da terra”!
A palavra Pentecostes vem do grego antigo e significa apenas um numeral (quinquagésimo).
No Antigo Testamento o Pentecostes era uma das festas em que todo israelita tinha que comparecer diante de Javé, assim nos dizem os livros Êxodo e Deuteronômio. E no Código da Aliança é chamada a “festa da colheita” ou “festa das primícias da colheita do trigo”, como também “festa das semanas”, porque era celebrada sete semanas depois da festa dos ázimos (a memória da passagem – páscoa – do Povo de Israel pelas águas do mar Vermelho).


Mais tarde, foi dado até o nome de “festa do quinquagésimo dia”, pois era celebrada 50 dias depois da oferta do primeiro molho de espigas de cevada. Pentecostes era, essencialmente, uma festa de colheita, e, por conseguinte, uma festa alegre e de ação de graças. A essa festa originariamente agrária deu-se mais tarde um sentido histórico. Os judeus, pelo menos no século II depois de Cristo interpretaram-na como sendo a comemoração da promulgação da lei mosaica no Sinai.

Professora Raimunda Gil Schaeken (AM)

No primeiro Pentecostes após a morte de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo. O Pentecostes do Novo Testamento é considerado a partir daí o nascimento da Igreja de Jesus (cf. Atos 2,1-13).

(fonte: Dicionário enciclopédico da Bíblia)

Povos cristãos ou não são impelidos pelo Espírito Santo, que é luz, força e vida, para Deus e para a construção de um mundo mais humano e fraterno.

Crer no Espírito Santo, entretanto, não é só crer na existência de uma terceira pessoa na Trindade, mas crer também na sua presença entre nós, em nosso próprio coração. Crer no Espírito Santo significa bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo em nós mesmos e no outro.

No Brasil, a religiosidade popular é muito grande. Temos as festas populares do Divino. Divino é um dos nomes populares com que o povo brasileiro chama e invoca o Divino Espírito Santo.

Divino

A festa do Divino surgiu em Portugal, no século XIII, e deu origem ao culto ao Divino no Brasil, na época da colonização. Para o cristão, o Divino Espírito Santo é uma pessoa divina que nos foi dada pelo Pai e pelo Filho. Ele nos faz compreender o mistério de Jesus, como segui-lo e, assim, chegar ao Pai.

Em muitas comunidades do município de Tefé, entre elas: Missão, São Vicente e Jutica; assim como nos municípios vizinhos de Alvarães e Uarini, o Divino é celebrado com bonitas festas, destacando-se bandeiras vermelhas com a figura de uma pomba. A pomba é símbolo da paz e da mansidão, da simplicidade e da pureza. No batismo de Jesus, o Espírito Santo veio sobre ele em forma de pomba, isto quer dizer que, Jesus assumia a missão de servir o povo, com humildade e mansidão, sem jamais dominar sobre ele. Em preparação a grande festa, há levantação do mastro e animado novenário. No dia da festa o festeiro oferece almoço aos visitantes, devotos e pagadores de promessa. A solenidade de derrubação do mastro é cheia de rituais com cantos e rezas em volta do mastro quase sempre em latim, seguindo-se da ladainha e procissão. Em algumas comunidades há procissão fluvial luminosa e onde tem padre há missa solene.

O dia de Pentecostes é festa para a Congregação do Espírito Santo, Congregação esta, presente na Prelazia de Tefé desde o dia 10 de junho de 1897.

O Espírito Santo é quem conduz a Igreja de Jesus!

Que Ele ilumine nossos passos, nosso agir e nossas escolhas. Que Ele nos dê coragem e alegria para sermos verdadeiros DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS de Cristo.(Raimunda Gil Schaeken, tefeense, professora aposentada, católica praticante, membro efetivo da Associação dos Escritores do Amazonas-ASSEAM e da Academia de Letras, Ciência e Artes do Amazonas- ALCEAR.)

Artigo anteriorE a Previdência para Ladrão? – Por Flávio Lauria
Próximo artigoCoronel Nilson Cardoso assume a Superintendência da SUHAB – AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui