Percentual de queimadas na Amazônia chega a 90%

Foto: Recorte

A Amazônia concentrou 90% das queimadas em janeiro e fevereiro. A informação é do Monitor do fogo do MapBiomas.


O estudo identificou, ainda, meio milhão de hectares queimados em todo o país nos dois primeiros meses deste ano. Foram 213 mil hectares a menos que as queimadas do mesmo período do ano anterior. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia.

Roraima registrou 48% do que foi queimado em todo o Brasil nesse período: 259 mil hectares. Já o Mato Grosso e Pará são os outros dois estados com maior área queimada no bimestre, com 90 mil hectares e 71 mil hectares, respectivamente. Juntos, esses três estados representaram 79% do total da área queimada no Brasil nos dois primeiros meses de 2023.

A análise das imagens de satélite captadas ao longo de fevereiro mostra que 249 mil hectares foram queimados em todo o Brasil – uma queda de 16% (48 mil hectares a menos) em relação ao mesmo mês de 2022. A maior parte (87%) da área queimada no período foi em vegetação nativa, principalmente formações campestres, que responderam por mais da metade (56%) da área queimada no mês passado. Dentre os tipos de uso agropecuário, as pastagens se destacaram, representando 9% da área queimada em fevereiro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui