Peruanos envolvidos em sequestro de criança presos, em Tabatinga/Am

Casal de peruanos presos, em Tabatinga/Foto: SSP-Am

Policiais que atuam na Estratégia Estadual de Segurança Pública de Fronteira (Esfron), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizaram, em conjunto com a Força Nacional e a Polícia Colombina, a prisão do casal de peruanos, Marisol Sierra, e Noel Vedelo Gamarra Sori, de 21 e 37 anos, respectivamente, por extorsão mediante sequestro de uma criança brasileira em Letícia, na Colômbia, que durou cerca de oito horas.
Segundo o delegado Danniel Antony, que atua no Esfron e coordenou as ações, o sequestro aconteceu por volta das 11h30 da última terça-feira (11), na Escola Sagrado Coração de Jesus, em Letícia. Noel informou a uma professora que o pai do menor não poderia buscá-lo e a criança foi liberada porque reconheceu o preso, que tinha convívio com a família colombiana.


O pai do menor, que reside em Tabatinga, recebeu a ligação do sequestrador através do telefone de Marisol, que trabalha em uma banca de feira em Tabatinga, do lado do pai da criança. Na ligação um homem informou ao pai que o filho estava no município, e foi solicitado um pedido de resgate no valor de R$50.000 (cinquenta mil reais) com prazo até às 18h do mesmo dia.

Segundo o delegado Danniel Antony, da equipe de Força Integrada de Resposta Rápida (FIRR) do Esfron, a polícia colombiana foi acionada pelo pai da criança em Letícia, que acionou a Polícia Brasileira, por meio da Força Nacional e do Esfron.

Ele destacou que a investigação chegou até Marisol, e a partir de imagem obtida no aparelho celular, foi possível chegar ao outro envolvido. “Há fortes indícios que Marisol seja cúmplice de Noel nesse crime. Ela foi encaminhada a delegacia e autuada em flagrante pela participação na extorsão, mediante sequestro”.

Após o reconhecimento de Noel, como sendo a pessoa que retirou a criança da escola, a equipe de investigação se deslocou até a sua residência em Tabatinga. No local foram encontrados uma pistola 9mm calibre de uso restrito e aproximadamente R$292.000.

As equipes do Esfron, Força Nacional e da Polícia Colombiana monitoraram todos os portos e saídas das cidades de Tabatinga (AM) e Letícia (CO) e encontraram por volta das 19h00, a criança nas proximidades do mercado de Tabatinga. Segundo investigações, Noel é envolvido com tráfico de drogas. Ele será autuado por extorsão mediante sequestro, tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro.

Material e dinheiro apreendido em poder do casal peruano/Foto: SSP-AM
Material e dinheiro apreendido em poder do casal peruano/Foto: SSP-AM
Artigo anteriorBurocracia no setor elétrico atrasa projetos e onera empresas e o consumidor brasileiros
Próximo artigoRR: quadrilha formada por deficientes é desarticulada pela Polícia Civil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui