
O pescador peruano Pedro Dias Oraco, de 42 anos, e Zimar Albino Santa, de 32 anos, foram presos na última segunda-feira (30), durante uma operação da Polícia Civil (PC), após serem flagrados tentando transportar 900 quilos de cocaína pura. O fato aconteceu na ilha da Marchantaria, localizada em Iranduba, distante 27 quilômetros a sudoeste de Manaus.
De acordo com o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), a droga está avaliada em cerca de R$ 20 milhões e considera a maior apreensão de entorpecentes em menos de uma semana.
Na semana passada, mais de 400 quilos de drogas, entre cocaína e maconha do tipo skunk, foram encontradas pela polícia, entre os municípios de Iranduba e Manacapuru. As duas operações fazem parte do cerco ao narcotráfico na região metropolitana.

À polícia, Pedro disse que ajudou a transportar a droga do Peru para Manaus e, que receberia R$ 10 mil pelo transporte. Segundo o preso, dez quilos de droga já iria para capital. O restante da droga estava enterrado na ilha da Marchantaria.
A dupla foi autuada por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os dois homens serão encaminhados para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde ficarão à disposição da Justiça.