Pesquisa aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas

As urnas eletrônicas nas eleições brasileiras fazem parte de nosso modo democrático de votar.

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (28) pelo jornal “Folha de S.Paulo“ aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país.

Outros 24% disseram não confiar, e 2% não souberam opinar.

A pesquisa ouviu 2.556 eleitores com 16 anos ou mais em 181 cidades brasileiras, em 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

No dia 13, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou a última rodada de testes públicos de segurança nas urnas que serão usadas nas eleições de outubro. Segundo a corte, os investigadores não conseguiram alterar nenhum voto, mudar o resultado da urna ou fraudar o processo eleitoral.

Mesmo assim, 55% dos entrevistados pelo Datafolha opinaram que existe alguma chance de fraude nas eleições: 34% disseram que há “muita chance”, e 21%, “um pouco de chance” de fraude. Outros 43% disseram não haver a possibilidade de fraude, e 2% não souberam ou não opinaram.

Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro voltou a lançar suspeitas sobre o processo eleitoral e acusou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de abuso de autoridade.

Questionados se os ataques do presidente a ministros do Supremo, do TSE e as ameaças sobre as eleições deveriam “ser levados a sério pelas instituições do país”, 56% dos eleitores entrevistados disseram que sim. Outros 36% opinaram que as falas de Bolsonaro não terão consequências, e 8% não souberam opinar.

g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui