Pesquisadores da UEA desenvolvem protetor solar com matéria-prima da Amazônia

Foto: Érico Xavier/Fapeam

O Grupo de Pesquisa em Química Aplicada à Tecnologia da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (GP-QAT/EST/UEA) inovou ao criar um protetor solar utilizando matérias-primas amazônicas. Entre os ingredientes estão óleo de castanha-do-brasil, óleo essencial de pau-rosa e extratos de guaraná.


A fórmula, totalmente vegana, apresentou atividade fotoprotetora e antioxidante, auxiliando no combate ao envelhecimento da pele. O produto é uma emulsão fitocosmética, com princípios ativos derivados de óleos e extratos vegetais, sem oferecer riscos ao organismo.

O projeto é coordenado pela professora e doutora Patrícia Melchionna Albuquerque, da UEA, e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). “Estamos buscando o nanoencapsulamento dos ativos amazônicos para incorporar na formulação cosmética e, assim, deixar a emulsão fotoprotetora com uma propriedade chamada liberação controlada, resultando em um efeito prolongado”, explicou Patrícia.

Foto: Érico Xavier/Fapeam

O reitor da UEA, André Zogahib, destacou a importância dos recursos e laboratórios disponíveis para os pesquisadores. “É fundamental que a instituição possua esses laboratórios de pesquisa e equipes qualificadas, especialmente na confecção desse produto que preserva o meio ambiente e promove o bem-estar”, afirmou.

Juliano Camurça, integrante da equipe, ressaltou o uso da nanotecnologia no protetor solar, com pequenas partículas que penetram nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos fotoprotetores e antioxidantes. “Meu projeto de mestrado visa incorporar ativos vegetais como o extrato de guaraná, um ativo fotoprotetor, e o óleo essencial de pau-rosa, um ativo conservante, encapsulando esses ativos em escala nanométrica para melhorar a formulação”, disse Juliano.

Artigo anteriorDupla fica ferida após carro descer barranco e parar em área de mata no Nova Cidade
Próximo artigoDEHS prende homicida que executou rival dentro de loja no Jorge Teixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui